África: Angola e Botswana analisam “cooperação” das relações comerciais e bilateral

Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Botswana, Mokgweetsi Eric Masisi, reuniram-se esta segunda-feira, em Luanda, para analisar questões relacionadas com o incremento das relações comerciais e cooperação bilateral.

Paralelamente a este encontro Presidencial, delegações ministeriais dos dois países analisaram, no Palácio Presidencial, questões sobre a cooperação bilateral.

Participaram da reunião ministerial, que decorreu à porta fechada, os chefes da diplomacia dos dois países e dos  ministros dos sectores da  Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Os dois Estados têm como potenciais áreas de cooperação os sectores dos diamantes, da educação, saúde e meio ambiente.

Angola e o Botswana estabeleceram relações diplomáticas a 18 de Fevereiro de 1976. Em Fevereiro de 2006, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.

Áreas de cooperação

Na cooperação entre Angola e o Botswana, o sector dos diamantes, a par dos da educação, saúde e meio ambiente, é prioritário.

O Botswana é um grande produtor de diamantes a nível mundial e Angola busca a experiência desse país, membro da SADC, na extracção e na lapidação.

Actualmente, a produção diamantífera do Botswana corresponde a cerca de 60 por cento das suas exportações.

Em média, entre 2002 e 2016 foram produzidos 26 milhões de quilates por ano, o que faz do Botswana o segundo maior produtor mundial de diamantes, atrás da Rússia.

Outra importante fonte de rendimento do Botswana é o ecoturismo. Este país possui a maior concentração de elefantes do mundo (mais de 50 mil). O país ocupa 581 mil quilómetros quadrados, 17 por cento dessas terras estão reservadas para parques nacionais. Possui, igualmente, imensas savanas virgens.

Dados de 2015 indicam cerca 1,5 milhão de turistas internacionais visitaram o Botswana.

Situado na África Austral, o território do Botswana não possui saída para o mar e limita-se ao Norte com a Zâmbia, a Leste com Zimbabwe, ao Sul com a África do Sul, a Oeste e Noroeste com a Namíbia.

Integração regional

Angola e o Botswana integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Os dois países, também, fazem parte do projecto Okavango/Zambeze, que integra, igualmente, a Namíbia, Zimbabwe e Zâmbia, num total de 278 mil quilómetros quadrados.

A Bacia do Okavango é uma região rica em biodiversidade, com mais de 400 espécies de aves, mamíferos e outros animais típicos da fauna africana.

Angola possui a segunda maior parcela do projecto, com 87 mil quilómetros quadrados, atrás da Zâmbia, com 97 mil quilómetros quadrados de terra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments