África: Angola e Botswana criam bases para reforçar “cooperação” entre os dois países

O Presidente da República do Botswana, Mokgweetsi Masisi, declarou, esta segunda-feira, em Luanda, que a sua visita a Angola criou bases para reforçar as relações de cooperação entre os dois países.

No final da visita de 48 horas, durante a qual se reuniu com o homólogo angolano, João Lourenço, Mokgweetsi Masisi informou que debateram o intercâmbio nas áreas do turismo, educação, cultura, geologia e minas, com destaque para a diamantífera.

“A nossa cooperação sai daqui mais reforçada e caberá aos chefes da diplomacia dos dois países trabalharem para concretizar as acções programadas”, realçou o Presidente Mokgweetsi Masisi.

Adiantou que a visita serviu, igualmente, para abordar questões ligadas à pesquisa, inovação e combate à Covid-19.

Segundo o Chefe de Estado tswanês, Angola querer intercambiar a experiência do Botswana na produção de vacina animal e elevar essa pesquisa científica para produzir uma vacina humana.

Apontou a possibilidade de as partes cooperarem, nos domínios do mapeamento e exploração, no sector geológico.

Presidente do Botswana deixa Angola

O Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, já deixou a capital angolana, onde cumpriu uma visita oficial a convite do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

À margem do encontro entre os dois Estadistas, delegações ministeriais de Angola e do Botswana abordaram, entre outros, a cooperação nos sectores dos diamantes, da educação, da saúde e do meio ambiente.

Tal como Angola, o Botswana é membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), organização de integração regional, com 16 Estados Membros.

As relações político-diplomáticas entre Angola e o Botswana remontam a 18 de Fevereiro de 1976.

Em Fevereiro de 2006, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments