Agostinho Kapaia: Investidores prometem a Angola “4 mil milhões de dólares” na Feira de Negócios Intra-Africana (IATF)

O coordenador da delegação de Angola na Feira de Negócios Intra-Africana (IATF), Agostinho Kapaia, disse hoje que o país recebeu intenções de investimentos no valor de 4 mil milhões de dólares em vários setores.

“A IATF foi muito proveitosa, a participação de Angola chegou ao fim e fazemos um balanço positivo, já que registámos intenções de investimentos em vários setores”, afirmou o chefe da delegação, citado pela agência angolana de notícias, a Angop, acrescentando que houve promessas dos investidores no valor de 4 mil milhões de dólares, cerca de 3,5 mil milhões de euros.

Segundo Kapaia, os objetivos da participação de Angola – atrair investimentos e promover as exportações – foram alcançados, o que se liga também com a estratégia governamental de apoiar o setor privado na integração da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

O pavilhão de Angola foi visitado pelo secretário-geral da ZCLCA, Wankene Mene, pelo presidente do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) e pelo ministro do Comércio da República Democrática do Congo, Jean-Lucien Bussa Tongba, que expressou interesse numa forte relação comercial com Angola, tendo convidado vários empresários angolanos a visitar o país.

Angola participou na segunda edição da IATF com 30 empresas, entre as quais estão a Sonangol, Catoca, ZEE, CEEIA, Opaia, SGA, Arccla, Food Care, Steel Door, BFA, BAI, Kubinga, Refriango, Sino-Ord Xcentro, All Trans, JPNM, Assomel, FMEA, AAJP e a Aipex enquanto instituição pública de promoção do investimento privado.

A IATF, que terminou no domingo, registou acordos comerciais no valor de 36 mil milhões de dólares, anunciou hoje o Afreximbank, organizador do evento que atraiu participantes de 128 países.

“Os negócios ainda estão a ser ultimados, mas os acordos já finalizados a 21 de novembro equivalem a 36 mil milhões de dólares”, cerca de 32 mil milhões de euros, disse a diretora executiva da IATF, Kanayo Awani, citada num comunicado que dá conta que, entre 15 a 21 de novembro, o encontro de investidores registou a participação de 11.828 pessoas em Durban e mais 27 mil participaram em formato virtual.

“O objetivo de 1.100 expositores definido nos indicadores de desempenhado apresentados em 2019, na sequência da primeira Feira, no Cairo, em 2019, foi ultrapassado, tendo havido 1.161 expositores e 838 empresas de 59 países, 46 dos quais africanos”, acrescentou a responsável num comunicado enviado à Lusa.

A IATF registou a presença de sete chefes de Estado na sessão de abertura, com os presidentes da África do Sul, Nigéria, Maláui, Zâmbia, Zimbabué, Zanzibar e Ruanda a marcarem presença.

Abidjan, na Costa do Marfim, vai receber a terceira edição desta iniciativa, em 2023, seguindo-se ao Egito e à África do Sul, anunciou ainda a organização.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments