Angola: Ameaças cibernéticas na agenda do Governo Angolano

Computer hacker or Cyber attack concept background

A sensibilização dos utilizadores de Internet sobre as ameaças existentes no mundo virtual e a importância da cibersegurança no contexto económico e social motivou a realização, recemente, de uma videoconferência, numa iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

A ideia foi avançada pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

Mário de Oliveira disse que nos últimos anos, vários países têm dedicado o mês de Outubro à cibersegurança.

As actividades realizadas visam ao aumento da sensibilização e facultar informações actualizadas sobre a segurança digital, através da educação e da partilha de boas práticas de como estar online de forma segura.

“Angola não poderia estar a margem dessas iniciativas globais, sendo que com a recente criação da Direcção Nacional das Políticas de Cibersegurança e Serviços Digitais, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social tomou a iniciativa de organizar este webinar ”, disse.

Segundo Mário de Oliveira, 90% dos ataques cibernéticos podem ser evitáveis simplesmente se melhorar as práticas de segurança.

O secretário de Estado assegurou que o Ministério irá desenvolver e difundir uma ampla campanha sobre as melhores práticas nacionais de segurança cibernética, para criar uma mentalidade de segurança nos sectores público e privados e permitir que os cidadãos desenvolvam as habilidades necessárias para gerenciar a sua privacidade online e se protegerem contra a intrusão, interferência ou acesso indesejado de informações por outros.

Texto do JA

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments