Angola: A Subida dos Preços dos Produtos e a Fiscalização dos Mercados

Caro leitor, repara só esta incongruência, mas primeiro peço que mantenha alguns factores que possam influenciar a tua percepção constentes.
 
Ora bem, a Inflação na verdade não é a Subida generalizado dos preços, mas sim, o aumento da massa monetária no mercado. Pois, a subida generalizada dos preços é uma consequência do aumento exagerado da massa monetária no mercado.
 
Sabemos que a desvalorização da moeda torna a importação mais cara, a unidade do Dólar/Euro fica mais cara em relação ao Kwanza, isto é, muitos Kwanzas para uma unidade de moeda estrangeira.
 
Para perceber esta controvérsia entre a Subida dos preços dos produtos e a Fiscalização dos Mercados, é necessário fazer algumas questões:
 
1- Quem injecta a massa monetária? BNA(Estado)
2- A injeção exagerada da moeda provoca o que? Inflação, desvalorização da moeda e, torna a importação mais cara. E a consequente Subida dos preços dos produtos, uma vez que o mercado de bens e serviços de Angola depende muito da importação.
3- Quem fiscaliza o mercado? Estado.
 
Olha, o Estado provoca o problema e ainda vem com outra face resolver o problema. Sacrificando o empresariado, ou seja, o prejudicado é o importador. O Estado tem roubado o consumidor e as empresas com a Inflação, que é nada mais e nada menos que uma estratégia desonesta de afastar a pressão orçamental do lado do Governo e mandar para o lado do privado (consumidor e empresas).
 
 
Lucrécio Filipe Daniel
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments