Angola: Acadêmico desmente publicação que o apresenta como “testa de ferro” de ex-dirigente

NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO – Direito a resposta ao Jornal 24 Horas na Internet Porfírio

 Muacassange, natural do Calonda, Município do Lucapa, Província da Lunda – Norte, estudante do 2º Ano de Doutoramento Acadêmico Europeu em Economia e Gestão, tendo beneficiado de uma Bolsa de Cooperação e Desenvolvimento por ter terminado a parte curricular com a nota de Muito Bom (Classificação Europeia), desenvolvendo uma Tese Complexa com uma componente quântica, estudando quatro países de referência, Mestre em Gestão e Licenciado em Gestão e Contabilidade, MBA em Auditoria Interna, Diplomado em Estudos Executivos Avançados altamente especializados pelas reputas escolas tais como: MIT, Executive Education – Sloan School of Management – em Economics for Bussiness, da Saïd Business School da Universidade de Oxford, da Havard Bussiness School em Global Bussiness, Certificação pela KPMG Bussiness School em Compliance, Estudos Avançados em Cibersegurança Estratégica pela AESE Bussiness School, Liderar a Transformação Digital pela Nova School of Bussiness – Nova SBE da Universidade Nova de Lisboa, Graduação a Dphill em Economia e Gestão pela Commom Wealth Universty em Singapore, Passei pelo Master em Direcção Económica e Financeira pela IMF Bussiness School, Formação avançadas pelo Fundo Monetário Internacional, tenho diversas formações avançadas pelo Instituto de Formação Bancária de Portugal e pelo ISEG da Universidade de Lisboa, onde Completei unidades curriculares de aporte ao Doutoramento na pós-graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais e tenho outras formações profissionais adicionais de revelo que aportam um currículo invejável para alguém que saiu do mato do leste de Angola e posicionou-se como autoridade técnica e profissional em Economia e Gestão no meio Luandense onde é difícil sobreviver para quem vem do leste.

Profissionalmente exerci diversos cargos nos sectores público e privado tendo sido o Vice-Governador da Província da Lunda-Norte aos 27 anos de idade e Director do Gabinete de Estudos do Ministério do Comércio e Assessor do Chefe da Casa Civil do Presidente da República. Esta nota vem repudiar energicamente a notícia veiculada pelo jornal 24 horas que circula pela internet contendo uma informação caluniosa segundo a qual consta que sou testa ou fui testa de ferro da Ex – Ministra Rosa Pacavira e que terei trabalhado com a referida antiga membro do Governo na Casa Civil na Secretaria para os Assuntos Sociais, afirmando ainda, que tenha beneficiado de um oferta da mesma de uma Casa de 3 Milhões de dólares. Esclarecimento: Nunca trabalhei com a Ex-ministra Rosa Pacavira na Casa Civil na Secretaria para os Assuntos Sociais; Quando fui para o Ministério do Comércio já tinha a minha Moradia a Ministra nunca me ofereceu casa alguma. Não tenho pais de elite, mas com esforço, sacrifício e abnegação pisei o palco de Universidades que integram o Top 10 do Ranking Mundial.

As decisões de Gestão sobre os activos e passivos do Ministério do Comércio eram da inteira responsabilidade dos Ex-Titulares. Nunca beneficiei nem de loja alguma nem de Paparoca nem PAPAGRO nem de CLOD nenhum nem casa alguma do ministério. O Carro que me tinha sido atribuído pela passagem de mais de três ministros com quem trabalhei foi devolvido a secretaria geral do mesmo Ministério. A presente calúnia é aventada por pessoas abutres enfermados de inveja e do ódio por serem menos competentes que alguém que veio do mato fugindo a guerra do Leste de Angola e venceu e os superou enquanto perdiam o tempo nas discotecas. Aconselho esses detratores a irem para as lojas da Luivitoin em todo mundo e pesquisem e façam um benchmarking de quais sãos os angolanos que mais lá compram certamente não será aquele que tanto odiais por ser do leste de Angola.

Exorto-vos ainda para dirigirem-se as faculdades aumentar o conhecimento científico, porque é isso que o nosso país precisa quadros altamente capacitados e jovens para materializar os anseios do Plano de Desenvolvimento Nacional, compaginado na estratégia de longo prazo. Tivemos várias Auditorias e Inspecções no Ministério da IGAE, do Tribunal de Contas no período que lá trabalhei e a posteriori.

Para a Vossa informação Não tenho nenhum processo Crime nem processo na PGR como as más línguas querem aventar, aproveitando-se de um programa sério de combate a corrupção levado a cabo pelos Órgãos de Justiça com toda a credibilidade para tentarem destilar o tribalismo, regionalismo e o ódio. Conheço os autores disso e brevemente trarei a público os seus nomes e tomarei as devidas diligências que a justiça impõe.

Agradeço mais uma vez por enaltecerem o perfil académico e profissional admoestando que leiam os meus artigos nos jornais de economia de referência do País.

Porfírio Muacassange PhD Student.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments