Angola: Banco de Poupança e Crédito (BPC) convoca “assembleia geral para 22 de abril”

O Banco de Poupança e Crédito (BPC), instituição financeira pública angolana, convocou para o dia 22 de abril uma assembleia geral de acionistas para aprovar as contas de 2020 e avaliar a execução do Plano de Recapitalização.

Segundo um anúncio hoje publicado no Jornal de Angola, constam da ordem de trabalhos a apreciação e aprovação do relatório e contas, bem como dos pareceres do conselho fiscal e auditor externo relativos a 2020, informação sobre o plano de atividades para 2021 e a deliberação do relatório de balanço sobre o grau de execução do Plano de Recapitalização e Reestruturação (PRR).

O PRR, que será implementado nos próximos três anos, prevê que serão necessários 880,1 mil milhões de kwanzas (1,3 mil milhões de euros) para capitalizar o banco. Deste montante, 163,7 mil milhões são do seu maior acionista, o Ministério das Finanças, sob forma de títulos, enquanto o Instituto de Gestão de Ativos do Estado (IGAPE, com 37,3% de participação) injetou 396 mil milhões em títulos e 15 mil milhões em numerário.

O BPC prevê dispensar até junho mais de 1.300 colaboradores, atingindo um total de dois mil dispensados, de modo a impedir o fecho da instituição, que enfrenta uma crise de receitas.

O Jornal de Angola publica também hoje outras duas convocatórias para assembleias-gerais de acionistas, do Banco BAI Microfinanças (BMF), agendada para 29 de março, e do Banco Valor, de Alvaro Sobrinho, a ter lugar no dia 28 de abril.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments