Angola: Banco Nacional de Angola (BNA) realiza “101ª sessão ordinária” do Comité de Políticas Monetárias

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou, hoje, a 101ª Sessão Ordinária do Comité de Políticas Monetárias (CPM), no quadro do processo de actualização operacional da condução da política monetária, soube a ANGOP.

Em comunicado, a instituição informa que as deliberações finais da referida reunião e respectiva comunicação pública serão disponibilizadas no dia 30 de Setembro do ano em curso, data reservada igualmente a uma conferência de imprensa.

Na última reunião, em Julho de 2021, em sessão ordinária inicialmente agendada para 29 de Julho, foi analisado o comportamento recente e as perspectivas dos principais indicadores económicos, devido à recente evolução da inflação que tornou essencial uma apreciação mais imediata da situação com vista à avaliação da necessidade de se tomar medidas correctivas.

Em Maio, o Comité da Política Monetária reviu em alta o valor da taxa de inflação, na ordem dos 19,5%, contra os 18,7%, inicialmente previsto para até o final de 2021.

Estes indicadores têm em conta o choque de oferta registado nos quatro primeiros meses deste ano, o que vai obrigar um período de observação a curto prazo, para que se venham a tomar outras medidas, caso o rumo seja crescente.

“O CPM é uma entidade de coordenação em matéria de Política Monetária, a quem compete estabelecer directrizes de política monetária, analisar e decidir sobre matérias com ela relacionadas, decidir sobre as taxas de juro directoras, onde se inclui a Taxa BNA e os coeficientes de reservas obrigatórias, visando permitir ao Conselho de Administração do Banco o cumprimento das suas atribuições”.

O Comité tem como objectivo concorrer para garantir a preservação do valor da moeda nacional e o alcance de um nível de inflação baixo e estável, conforme consagrado na Lei do Banco Nacional de Angola.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments