Angola: Brussels Airlines retoma operações para Luanda em Fevereiro de 2021

A companhia aérea de bandeira da Bélgica, Brussels Airlines, retoma, em Fevereiro, os voos para Luanda, como parte dos esforços institucionais de Bruxelas para impulsionar o comércio bilateral, em 2019 situado em 900 milhões de euros.

O anúncio foi feito ontem, em Luanda, pelo embaixador da Bélgica, Josef Smets, num encontro com o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, insistindo em que a retoma dos voos eleva as trocas no ano passado favoráveis a Angola, que exportou para o país europeu bens cifrados em 500 milhões de euros e importou o equivalente a 400 milhões.

Angola, adiantou, exporta principalmente diamantes para a Bélgica, importando químicos e equipamento de transporte, com as perspectivas a apontarem para que as trocas aumentem em 2021, em resultado do reforço das operações de investidores belgas nos diamantes e a entrada de outros no sector portuário.

Em 2021, avançou o diplomata, vão ser desembolsados os primeiros investimentos belgas nos portos do Soyo (Zaire) e Cabinda, para aumentar a capacidade operacional e as receitas das duas unidades. Impulsionar na criação de uma bolsa de diamantes, consta do programa de investimento belga.

“No sector diamantífero, há um interesse crescente, já que Angola pretende desenvolver criar uma bolsa de diamantes”, frisou. Josef Smets lembrou que, para atrair mais investidores, a Câmara de Comércio Bélgica-Angola realizou, recentemente, na capital daquele país, um fórum de negócio para divulgar as potencialidades e o novo ambiente de negócio, além de que as autoridades Belgas vão criar mecanismos que facilitam a acreditação dos produtos alimentares produzidos em Angola no mercado da União Europeia.

O ministro da Indústria e Comércio ressaltou, na ocasião, a importância do interesse de empresários belgas em actuar em novos segmentos para criar receitas fora do ramo petrolífero, apontando novos projectos para atrair capitais do país europeu, como o Porto do Dande em Caxito, que em sua opinião apresenta vantagens para o investidor devido a sua localização e as baixas taxas fiscais.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments