O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, um cidadão angolano com 59 cápsulas de cocaína no estômago, num total de 737 gramas.
A detenção foi feita na semana passada pelo Departamento de Investigação Criminal em coordenação operativa com outras forças do sistema de segurança do Aeroporto.
O porta-voz voz do SIC, superintendente de investigação criminal Manuel Halawia, disse hoje, quinta-feira, à ANGOP que a detenção ocorreu no momento do desembarque do voo da Companhia Aérea angolana, TAAG proveniente da cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo/ Brasil.
Referiu que dado ao comportamento suspeito que o indivíduo, de 28 anos, apresentava foi submetido ao rastreio no body scanner, aonde determinou-se a existência de corpos estranhos no seu estômago.
“Mediante a experiência acumulada dos operacionais do SIC, nesta matéria, foi encaminhado para uma unidade hospitalar e submetido à observação e um exame de raio-X, onde detectou-se as cápsulas no estômago, e só assim confessou ter ingerido receptáculos de formato oval fitacolados, contendo droga do tipo cocaína”, esclareceu o oficial.
Manuel Halawia explicou que o homem detido foi acompanhado durante sete dias, período de excreção, em que expeliu as 59 cápsulas de formato oval fitacoladas, contendo pó branco, que submetido ao teste deu positivo para a droga do tipo cocaína, perfazendo um total de 737 gramas do produto apreendido.
Referiu que, de acordo informações apuradas, caso fosse bem sucedido com a entrega da droga aos seus comparsas, este cidadão receberia uma recompensa de cinco mil dólares norte-americanos
Segundo o oficial, “o indivíduo já recebeu alta hospitalar e foi encaminhado ao Ministério Público que aplicou a medida de prisão preventiva, enquanto diligências prosseguem para o esclarecimento total deste crime”.