Angola: Deputados da UNITA contra despesa de mais de “U$ 4 milhões” da viagem de João Lourenço aos EUA

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, aprovou 4.119.036,75 USD (Quatro milhões cento e dezanove mil e trinta e seis dólares e setenta e cinco cêntimos) de crédito adicional para quase uma semana nos Estados Unidos da América.

O Decreto 217/21 da Presidência da República, diz que, havia a necessidade de se proceder a autorização do crédito adicional do OGE, para o exercício económico de 2021, às despesas de funcionamento e preparação da 76ª Sessão da Assembleia Geral, das Nações Unidas, da Unidade Orçamental, do Ministério das Relações Exteriores.

Por este mesmo facto, diz ainda o Decreto Presidencial, João Lourenço decretou, nos termos da alínea d) do artigo 120° e do n.º 1 do artigo 125°, ambos da Constituição da República, conjugados com os artigos 26° e 27° da Lei nº 15/10, de 14 de Julho – Lei do Orçamento Geral do Estado ( OGE ), a abertura do crédito adicional suplementar, bem como a atribuição do crédito adicional.

“É aprovada a abertura do crédito adicional suplementar no montante de Akzs 2 500.000.000.00 (Dois mil milhões e quinhentos milhões de Kwanzas), para as despesas de funcionamento e preparação da 76ª Sessão da Assembleia Geral, das Nações Unidas, da Unidade Orçamental, do Ministério das Relações Exteriores”, conforme se lê.

O documento avança que, o crédito adicional suplementar aberto, nos termos do presente diploma, é afecto à Unidade Orçamental do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e deve ser disponibilizado em função das necessidades de pagamento e disponibilidade de tesouraria.

De acordo com a deputada da bancada parlamentar do maior partido da oposição angolana, UNITA, Mihaela Webba, esta despesa para o presidente da República, João Lourenço e sua comitiva é um acto abusivo com o dinheiro do povo.

“Dois mil milhões e quinhentos milhões de Kwanzas DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR para passar vergonha em Nova Iorque, é muito abuso com o dinheiro de todos nós”, considerou Mihaela Webba.

No entanto, Nelito Ekuikui, também deputado da UNITA e Secretário Provincial deste partido em Luanda, lamentou o facto, tendo questionado sobre a despesa milionária, o que poderia ser feito com esse dinheiro em Angola.

“Angola nossa terra, onde temos gente a morrer de fome e outros a se alimentar nos contentores de lixo”, lamentou Nelito Ekuikui, sobre este facto que impactou, de forma negativa, nas últimas horas a vida de muitos angolanos.

O Presidente de Angola, João Lourenço, após alguns encontros diplomáticos em Washington, vai discursar esta quinta-feira, 23 de setembro, na maior tribuna internacional.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments