Angola: “É preciso descentralizar o poder” – Bispo do Luena

O Bispo da diocese do Luena Don Jesus Tirso Blanco disse ser neessária a descentralização do poder em Angola para as províncias poderem progredir.

O Bispo alertou ainda para a deterioração da situação económica que está a causar fome entre outros problemas.

Ele falava no final da audiência concedida pelo governador do Moxico Gonçalves Muandumba aos líderes religiosos da região.

“Da minha parte acho que há um excessivo centralismo por parte de Luanda”, disse.

“Os recursos devem estar colocados na província para que, quem está gerir a província possa efectivamente fazer alguma coisa”, acrescentou o Bispo para quem “se as coisas mais importantes dependem de alguém que não decide a favor da província, a província também não poderá levantar a cabeça como nós desejamos”.

O prelado lamentou o estado das estradas na província afirmando que isso dificulta “a governabilidade” pelo que é preciso dar prioridade à sua reparção.

“A nível local são as ravinas que de facto preocupam e depois o desenvolvimento económico como tal”, disse alertando ainda para a crise economica.

“ Nós estamos a ver que a economia está numa verdadeira crise, há situações de fome, situações muito preocupantes”, afirmou

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments