Angola: Enterro do Arcebispo de Malanje causa celeuma

Governo diz que Dom Benedito Roberto – que morreu de Covid 19- – foi enterrado de acordo com protoclos da OMS e decreto presidencial

O enterro sem homenagens e o atraso na divulgação das causas da morte do Arcebispo de Malanje Dom Benedito Roberto está a causar profundo desgosto e inquietção entre crentes e familiares.

O pastor faleceu no dia 8 aos 74 anos de idade, oito dos como Arcebispo Metropolita de Malanje.

O atraso na confirmação das causas da morte criou algum celeuma no seio de familiares, cristãos e da população de Malanje.

“Sentimo-nos consternados por sabermos que não vimos o corpo, nem a caixa do falecido porque sendo a família esperaríamos que a direção nos convocasse e pedir onde seria enterrado”, lamentou. Bernardo Mendes sobrinho do Arcebispo.

Ânsia Domingos próxima da família também manifestou tristeza por “saber que o nosso bispo foi enterrado daquela forma triste, abandonado lá no Quissol meu Deus, porquê?”.

“Uma pessoa que serviu a Deus, guiou o povo de Deus, buscou os oprimidos, consolou os aflitos, deu casa aos peregrinos, vestiu os nus, visitou os presos”, recordou

O coordenador da subcomissão técnica de saúde de prevenção e combate da Covid-19, Avantino Sebastião, confirmou esta terça-feira, 17, que o arcebispo foi vitimado pela Covid-19, a segunda vítima da pandemia em Malanje.

Sebastião fez notar que o arcebispo era partcularmente vulnerável por ter outros problemas de saúde.

“Tinha hipertensão, tinha diabetes e tinha um terceiro factor de risco que era a idade”, explicou.

O Governo Provincial de Malanje num comunicado de imprensa distribuído às redações dos órgãos de comunicação social, esclareceu “que Dom Benedito Roberto teve um enterro condigno obedecendo aos protocolos estabelecidos pela OMS e em consonância com o Decreto Presidencial sobre a situação de calamidade pública em vigor no país”.​

Basílica vai ser erguida no bairro onde o Arcebispo foi enterrado.

A Igreja Católica vai erguer uma Basílica no bairro Zela, sector do Quissol, arredores desta cidade, em homenagem ao Arcebispo de Malanje, Dom Benedito Roberto, enterrado naquele local, vitima da Covid-19 a 8 deste mês.

O administrador da Arquidiocese, Padre Adão António, que dirige dos destinos da igreja enquanto durar a sede vacante, anunciou a posição segunda-feira, 16, na concelebração da missa do sétimo dia na Sé Catedral dedicada ao finado prelado.

“Mas quem sabe e fica como profecia, Dom Benedito fará milagre como Jesus, a cruz que era escândalo hoje é símbolo de salvaçãoe Zela que hoje é o lugar da vergonha sairá a basílica que terá o nome de Dom Benedito Roberto”, disse.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments