Angola: Estados Unidos da América (EUA) acompanham com “satisfação” combate à corrupção

A embaixadora dos Estados Unidos da América em Angola, Nina Maria Fite, declarou terça-feira, no Dondo, província do Cuanza Norte, que o seu país acompanha com satisfação o combate à corrupção desencadeado pelo Governo angolano.

A diplomata, que falava no final de uma visita de 48 horas ao Cuanza Norte, sugeriu que se baixe esse combate até aos escalões inferiores, visando conferir mais eficácia a essa acção.

A par do combate à corrupção, Nina Maria Fite destacou também a importância da desburocratização dos serviços públicos como outro dos factores essenciais para assegurar a confiança dos investidores estrangeiros no país.

“Estamos conscientes das acções despoletadas pelo Governo angolano, mas queremos acrescentar, por exemplo, a celeridade na tramitação dos processos administrativos, sem necessidade de intermediários ou troca de favores para que o funcionário dê andamento aos documentos, para obtenção de pareceres”, sublinhou.

Considerou que a melhoria destes quesitos vai contribuir para uma maior presença de empresários de todo o mundo, incluindo americanos, o que vai impulsionar o desenvolvimento de Angola.

Nina Maria Fite apontou os sectores da agricultura e da mineração como os que estão a suscitar mais interesse aos investidores americanos que querem investir no país.

Salientou que o seu país tenciona reduzir os investimentos no domínio dos petróleos, tendo aqueles sectores como as apostas do futuro.

“Disse que durante sua estada na província foi possível constatar várias potencialidades da região, com inúmeras oportunidades para o investimento estrangeiro, fora dos projectos de exploração do petróleo”.

No município de Cambambe, última etapa da sua visita ao Cuanza Norte, Nina Maria Fite deslocou-se à fábrica têxtil Satec, onde recomendou uma maior aposta na produção de algodão, principal matéria-prima para a sustentabilidade dessa indústria.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments