Angola: FNLA anuncia eleição do “presidente do partido por voto secreto”

O secretário-geral da FNLA, Aguiar Laurindo, anunciou esta sexta-feira, em Luanda, a eleição do presidente por voto secreto e directo, durante o V Congresso da organização agendado para Junho próximo.

Segundo o dirigente político, em conferência de imprensa sobre a realização do conclave, oportunamente será revelada a data de abertura de candidaturas a todos aqueles com requisitos expressos nos estatutos do partido.

A FNLA realizou o seu IV Congresso Ordinário em 2015, mas por razões de ordem técnica e funcional deixou de realizar o V, em 2019, conforme o preceito estatutário que obriga a sua realização em quadriénios.

Aguiar Laurindo deu a conhecer ainda que a partir de hoje a Comissão Preparatória do V Congresso entra imediatamente em funções para o trabalho organizativo, preliminar e logístico.

Pediu a mobilização de todos os militantes e simpatizantes, tendo em conta os desafios internos, de natureza organizativa, estrutural e funcional, bem como os ligados às eleições autárquicas e gerais que se avizinham.

Lembrou que recentemente a Assembleia Nacional aprovou, na geralidade, a Proposta de Revisão da Constituição, de iniciativa do Presidente da República, e a FNLA votou a favor porque considera a mesma de interesse para todos os angolanos.

“Apelamos que o debate venha a ser patriótico e em consciência, para trazer mais elementos para além daqueles que já constam da proposta”, defendeu.

O Tribunal Constitucional legitimou os órgãos centrais saídos do IV Congresso de Fevereiro de 2015. A FNLA está representada no parlamento com um deputado.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments