Angola: Francisco Pinzón nomeado “Director Executivo da DP World Luanda”

A DP World iniciou hoje a operação do Terminal Multiuso do Porto de Luanda.

O referido terminal foi entregue à DP World Luanda pelo Porto de Luanda, seguindo o contrato de concessão de 20 anos assinado em janeiro por António Bengue, presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária de Luanda  e o sultão Ahmed bin Sulayem, CEO da DP World.

A DP World nomeou Francisco Pinzón, director executivo da DP World Luanda. Cidadão panamenho, conta com mais de 20 anos de experiência em operações portuárias e gestão, tendo trabalhado em portos no Panamá, Bahrein, Peru, Geórgia, Djibouti e Argélia.

Ingressou na DP World em 2016 como COO da DP World Djibouti, e em 2018 foi nomeado gerente de excelência de operações no Médio Oriente  e áfrica. Antes de sua nova função, foi vice-gerente geral da DP World Djazair, na Argélia.

A DP World Luanda vai investir 190 milhões de dólares para melhorar o terminal e ajudar Angola a alcançar as suas ambições de crescimento económico e torná-lo um centro comercial ao longo da costa oeste da África Austral.

O terminal é a oitava instalação portuária actualmente gerenciada e operada pela DP World em África médio oriente.

Segundo  apurado, melhorias no terminal já estão em andamento, com a aquisição de novos equipamentos, incluindo 30 caminhões, seis empilhadores de alcance, quatro manipuladores de contentores vazios e quatro empilhadeiras.

Novas instalações de pessoal também serão construídas em breve e novos guindastes de pó de borracha (RTGs) serão incorporados à frota do terminal, que será o primeiro do tipo a ser introduzido em Angola.

Os RTGs melhoram a eficiência, são ambientalmente mais amigáveis e permitem uma melhor utilização do pátio do terminal.

Como parte de sua sustentabilidade e cidadania corporativa responsável, a DP World Luanda também planeia investir de diversas formas em projectos comunitários para causar um impacto positivo na comunidade local.

Francisco Pinzón, CEO da DP World Luanda, disse: “Estou honrado em liderar e trabalhar com a equipa da DP World Luanda na próxima fase do desenvolvimento estratégico do terminal. Ao aproveitar a nossa experiência global, tecnologia e capacidades de toda a cadeia de suprimentos, traremos as nossas melhores práticas e sistemas para o terminal.

“Já iniciamos o processo de integração do pessoal local ao DP World Luanda e em breve começaremos a implementar mais programas de treinamento e desenvolvimento para eles, além de construir as novas instalações e instalar os novos equipamentos”, acrescentou.

Suhail Al Banna, CEO e director executivo da DP World, Médio Oriente e África disse: “Gostaria de receber todos os nossos colegas angolanos na equipa do DP World. Estamos orgulhosos de estar em Angola para desenvolver ainda mais o terminal como um centro comercial na região austral de áfrica, que apoiará os objectivos de crescimento económico do país, atraindo mais investimentos e aumento do comércio.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments