Angola: Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) inicia “congresso” da reconciliação

Arrancou nesta quinta-feira, 16, em Luanda, o congresso da FNLA que pretende pôr fim às divisões que têm afectado o partido há vários anos. Vários dirigentes optimistas, mas uma facção está ausente.

Estão na corrida à liderança cinco candidatos, nomeadamente Carlito Roberto, antigo deputado e filho do fundador do partido, Nimi-a-Simbi, antigo deputado e vice-presidente na liderança de Ngola Kabangu, Tristão Ernesto, Fernando Pedro Gomes e Lucas Ngonda, que procura a reeleição.

Ngonda disse à VOA, à margem do congresso, estar bastante satisfeito com a participação da família FNLA, e que sairá deste acto uma verdadeira reconciliação.

“Quem ganhar deve assumir a missão ingrata de unificar o partido”, disse.

Fernando Pedro Gomes, outro candidato, afirmou que a reconciliação verdadeira da FNLA dependerá de quem vier a ser eleito neste congresso.

“Certamente este congresso vai amenizar os ânimos e a reconciliação verdadeira vai depender de quem vier a ser eleito”, garantiu.

Nimi-a-Simbi, antigo deputado e vice-presidente na liderança de Ngola Kabangu, acredita na reconciliação após este acto embora “às vezes são os caprichos de alguns que dificultam”.

Ausente do congresso está o antigo secretário geral de Lucas Ngonda, o recém-eleito presidente de uma facção que realizou um congresso em Agosto, Pedro Dala, que em entrevista à VOA disse não acreditar que este congresso venha a ser o da reconciliação dos “irmãos”.

“Uma coisa é falar da reconciliação, outra coisa é o que vai acontecer depois”, concluiu.

Além da eleição de uma nova direcção, o congresso que partido denominado de “histórido”, vai discurtir as linhas orientadoras para os próximos quatro e lançar bases para o esboço do programa de Governo para as eleições gerais do próximo ano.

A reunião termina no sábado.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments