Angola: Governo aposta no “ambiente de negócio mais atractivo” ao investimento privado estrangeiro

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, afirmou, este domingo, em Luanda, que o Executivo angolano está apostado na melhoria do ambiente de negócios, como forma de tornar o mercado angolano mais atractivo ao investimento privado.

De acordo com o chefe da diplomacia angolana, que falava no encerramento da IX Reunião dos Embaixadores, o Executivo pretende que o investimento directo estrangeiro seja um vector capaz de capitalizar as oportunidades que o mercado angolano oferece, gerando, com isto, mais oportunidades de emprego, rendimentos e melhoria de qualidade de vida da população angolana.

Téte António acrescentou ainda que o Executivo procedeu à reformulação da lei de Investimento Privado, aprovou um quadro legal para promover a concorrência, criou mecanismos para tornar o processo de concessão de vistos mais célere, reforçou os mecanismos de controlo interno sobre a actividade da administração pública, bem como incrementou a cooperação com parceiros internacionais para levar a cabo um combate incisivo e eficiente contra à corrupção, o nepotismo e a impunidade.

O governante frisou que, para a melhoria e captação de mais investimento, os embaixadores vão visitar, nos dias 16 e 17, a Zona Económica Especial, um Cluster Industrial de grande dimensão, cuja exploração e capitalização dependerá, igualmente, da contínua adopção de uma diplomacia económica cada vez mais actuante e abrangente.

“Tais iniciativas devem englobar, não apenas o modelo de negócio business to governmt, mas também o modelo business  que permite que as empresas angolanas tenham a possibilidade de adquirir tecnologia de ponta e conhecimento para capacitar, continuamente, os seus quadros, de forma a estarem melhor posicionados para enfrentarem o ambiente do comércio internacional final cada vez mais competitivo”, reforçou.

A Reunião dos Embaixadores visou, entre outros, reflectir e ajustar a Estratégia da Política Externa Angolana face aos desafios e às oportunidades decorrentes do actual contexto internacional.

O fórum (Reunião de Embaixadores) é um Órgão Consultivo do ministro das Relações Exteriores que se realiza de forma ordinária sob orientação do titular deste departamento ministerial.

“A IX Reunião de Embaixadores se realizou numa altura em que o mundo enfrenta um ambiente de reposicionamento face ao impacto causado pela pandemia da Covid-19 e à crise Rússia-Ucrânia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments