Angola: Jornalista “preso” em processo movido por Rui Falcão

O jornalista angolano Francisco Rasgado, director e fundador do jornal Chela Press, foi detido nesta sexta-feira, 23, por ordem do Tribunal de Comarca de Benguela, no seguimento do processo-crime movido pelo antigo governador provincial, Rui Falcão Pinto de Andrade, conforme noticiado pela VOA há cerca de quatro meses. Defesa diz que Francisco Rasgado nunca foi notificado para julgamento 

Fonte bem posicionada justificou a medida com o que chama de “ausência” do arguido, mas a defesa fala em falta de notificação para o julgamento do caso.

O mandado de detenção, assinado pelo juiz de Direito António José Santana, não faz menção a crimes, facto que tem alimentado críticas da parte da defesa de Rasgado, que responde por suposta calúnia e difamação na abordagem da apreensão de equipamentos para construção civil entregues a uma operadora privada.

No fim da tarde já depois de ter sido tirado de casa por agentes da Polícia Nacional, o jornalista encontrava-se no Serviço de Investigação Criminal (SIC), de onde pode ter seguido já para a cadeia do Cavaco, arredores da cidade de Benguela.

A defesa, liderada pelo advogado José Faria, trabalhava para evitar este cenário, na expectativa de protestar junto do Tribunal na segunda-feira, 26

“O senhor Rasgado não foi notificado para julgamento nenhum, primeiro. O mandado não faz menção às razões da detenção”, resumiu Faria.

Foram também estas, de resto, as palavras de Francisco Rasgado no breve contacto com a VOA a partir do SIC, já depois de ter estado no Tribunal de Comarca, sem ter sido ouvido.

A VOA não conseguiu obter a versão do advogado de Rui Falcão, agora secretário para informação e propaganda do Bureau Político do MPLA, Luciano Elias.

O equipamento para construção civil, distribuído pelo Governo central, chegou a ser apreendido pela Procuradoria-geral da República (PGR) suspeita de fraude na adjudicação à firma CCJ, que também apresentou queixa contra o jornalista.

As máquinas viriam a ser devolvidas à operadora em causa, tal como noticiado pela VOA.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments