Angola: Luís Neto Kiambata desencantado com João Lourenço

Quem segue atentamente o programa “África Magazine” da Rádio Nacional de Angola(RNA), moderado pelo jornalista Amílcar Xavier, vai notando, até certo ponto, um desencanto do nacionalista Luís António Neto  “ Kiambata” em relação ao Presidente da República, João Lourenço.

Na última edição de sábado, questionado sobre Angola assumir, pela segunda vez, a presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lago( CIRGL), nos próximos dois anos, o político e nacionalista ignorou o papel do Chefe de Estado angolano a frente da organização regional, destacando apenas a indicação do novo secretário- geral, João Caholo.

“Aproveito a ocasião  para felicitar o Caholo. Trabalhei e privei com ele muitas vezes, é um diplomata competente”, disse Lóló Kiambata, preferindo depois, destacar o desaparecimento físico de várias figuras, entre elas Sindica Dokolo.

O diplomata tem sido umas vozes críticas ao consulado de João Lourenço, pela forma como gere os destinos do MPLA, alegadamente afastando “apoiantes” do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos e dos “Camaradas”.

Recentemente Luís Neto Kiambata perdeu a esposa, vítima de doença e no seu regresso ao espaço do magazine semanal sobre os mais variados temas da actualidade do continente africano, do canal A, agradeceu a onda de manifestações de conforto citando individualidades como José Eduardo dos Santos, Leopoldino do Nascimento, Hélder Viera Dias, Abel Epalanga Chivukuvuku, Luísa Damião, entre outras.

Curiosamente, na extensa lista não surge o nome de João Lourenço, levando a crer que ambos estão de costas viradas.

Lóló Kiambata é um defensor acérrimo de José Eduardo dos Santos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments