Angola: Luso-Angolano Carlos São Vicente “começa a ser ouvido” sexta-feira em Tribunal Provincial de Luanda (TPL)

O julgamento do ex-presidente do Conselho de Administração da antiga companhia “AAA Seguros”, Carlos São Vicente, inicia sexta-feira (11) na 3ª secção do Tribunal Provincial de  Luanda.

Inicialmente marcado para 26 de Janeiro deste ano, o início do julgamento havia sido adiado a pedido da defesa.

Carlos São Vicente que se encontra em prisão preventiva desde  Outubro de 2020, de acordo com o despacho de acusação,  levou a cabo um esquema ilegal, que lesou a petrolífera estatal Sonangol em mais de 900 milhões de dólares.

No início de Janeiro do ano em curso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) prorrogou, por mais quatro meses, a prisão preventiva do empresário.

Na sequência do denominado “caso USD 900 milhões”, as autoridades judiciais angolanas ordenaram a apreensão de vários edifícios do grupo AAA, pertencentes ao empresário.

Entre 2000 e 2016, Carlos São Vicente acumulava as funções de director de gestão de riscos da Sonangol e de presidente do Conselho de Administração da companhia AAA Seguros, sociedade em que a petrolífera angolana era inicialmente a única accionista.

É acusado de ter levado a cabo, na época, “um esquema de apropriação ilegal de participações sociais” da seguradora e de “rendimento e lucros produzidos pelo sistema” de seguros e resseguros no sector petrolífero em Angola, graças ao monopólio da companhia.

Carlos São Vicente foi detido a 22 de Setembro de 2020, depois de ter sido constituído arguido, por suspeita de crimes de peculato e branqueamento de capitais.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments