Angola: Novo sistema de navegação orçado em “25 milhões de dólares” aumenta segurança no espaço aéreo angolano

O ministro dos Transportes angolano apresentou hoje as linhas mestras do projeto de modernização do sistema de navegação aérea, orçado em 25 milhões de dólares (23 milhões de euros) que vai contribuir para a melhorar a segurança do espaço aéreo.

O projeto resulta de um acordo assinado entre o Ministério dos Transportes e a Organização de Aviação Civil Internacional em março do ano passado, com um prazo de implementação de 18 meses.

Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação, Ricardo Abreu explicou que o projeto sofreu algum atraso devido à pandemia de covid-19, mas “já está em curso”.

O acordo contempla a aquisição de sistemas de vigilância automática, a encomenda e instalação de sistemas de comunicações móveis, de sistemas de comunicação de dados e de ajuda à navegação, e ainda de um simulador de controlo de tráfego aéreo (ATC) para a modernização do Centro de Formação.

Prevê igualmente a formação dos quadros da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA) e a assistência no processo de migração do controlo processual para a vetorização através dos diferentes equipamentos de vigilância.

“Com a implementação destes novos equipamentos, a ENNA, o provedor nacional para os serviços de navegação aérea e o País adotam na íntegra os objetivos e as estratégias da ICAO relativamente à capacidade e eficiência da navegação aérea internacional”, sublinhou o ministro, durante a apresentação, em Luanda.

O projeto visa, “fundamentalmente, o aumento da segurança no espaço aéreo e da qualidade dos serviços de navegação aérea angolanos, o restabelecimento e a melhoria das comunicações ar/terra e terra/ar, a melhoria das condições de trabalho dos profissionais desta área de atividade, o aumento das competências dos recursos humanos e da confiança dos operadores na utilização do espaço aéreo nacional”, acrescentou.

Ricardo Abreu salientou que o projeto garante a Angola acesso ao melhor e mais moderno equipamento e formação dos quadros em total alinhamento com as melhores práticas internacionais do setor.

Permitirá ainda ao setor da aviação nacional a captação de novos clientes e, consequentemente, o aumento das receitas provenientes das taxas de tráfego, assim como o retorno financeiro do investimento por força do aumento do número de movimentos efetuados na Região de Informação de Voo de Luanda.

“Estamos empenhados em que o sistema de aviação civil de Angola seja internacionalmente reconhecido e que esteja nos mais altos padrões internacionais de conformidade”, declarou o responsável com a tutela da aviação.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments