Angola: Os Embaixadores Angolanos não têm Projectos nem programa de Mandato

Até quando teremos de suportar diplomatas incompetentes e sem formação diplomática universitária? Quando é que se fará exonerações em massa de embaixadores, de cônsules e de adidos substituindo-lhes por jovens qualificados e dinâmicos?
Quando é que o MIREX fará verdadeiras reformas político-diplomáticas de modo a dar uma nova visibilidade na nossa Diplomacia? Será que a nossa diplomacia foi criada para ser um fracasso o tempo todo? É hora de novos autores entrarem em acção para salvar a nossa diplomacia.

Está mais que claro: não existe nenhum tipo de projecto por parte dos nossos Diplomatas; diplomatas que só sabem dar festas, passear e organizar encontros de convívios, mas não conseguem organizar jornadas científicas, debates, falar sobre o País ou sobre temas relevantes da Política internacional. Esses nossos diplomatas são em parte a causa do

sub-desenvolvimento e do não crescimento de Angola, porque se tivessem programas de mandatos, se canalizassem contactos concretos de potenciais investidores e se fossem especialistas em projectação, há décadas que teríamos vários investimentos no País.

Diplomacia é mesmo a arte da negociação, mas as grandes negociações requerem técnicas, requer estratégias, capacidade intelectual, racionalidade, conhecimentos político-diplomáticas, e habilidades em criar projectos de vários âmbitos, requisitos esses que os diplomatas angolanos infelizmente não as possuem e nunca possuíram.

A nossa Diplomacia precisa de mudanças urgentes, exonerações e nomeações acertadas precisam ser feitas imediatamente, os jovens angolanos competentes e qualificados devem assumir o comando da Administração do MIREX, fora disso não iremos ao lado nenhum.

O.B.S: A Diplomacia angolana «anda de patas pro o ar», porque  praticamente 90% dos nossos diplomatas não são preparados diplomaticamente, tecnicamente e estrategicamente, a única solução é TOMAR DE ASSALTO O MIREX, isso é: fazer uma mudança de 360 graus (sobretudo) no sector dos recursos humanos do MIREX . Estou pronto para assumir o Comando em prol de Angola e dos Angolanos.

 Leonardo Quarenta

Doutorando em Direito Constitucional e Internacional

Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia

Master em Direitos Humanos e Competências Internacionais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments