Angola: Porto do Lobito “reúne” condições para descarga em big bags e a granel

A empresa portuária do Lobito, localizada na província de Benguela, possui condições para descarga de mercadorias em big bags e a granel, informou nesta quarta-feira, o seu Conselho de Administração.

Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, o Porto do Lobito tem capacidade de descarga de duas mil a 2.700 toneladas, por dia, com o escoamento efectuado com o apoio de camiões apropriados para o transporte de big bags, para assistência aos navios e para armazenamento.

O documento informa ainda que a empresa portuária possui várias gruas, que vão de três a 22 toneladas, cada uma delas com capacidade para a descarga de seis a dez big bags (sacos de embalagens grandes), num só movimeto.

“O Porto do Lobito tem uma posição privilegiada no contexto do sistema portuário africano. Possui capacidade técnica e logística para descarregar mercadorias a granel e em embalagens grandes (big bags), e está em condições de responder ao Decreto 61/23, de 17 de Março, em vigor desde o dia 15 Junho deste ano”, lê-se na nota.

Relativamente a operação a granel, O Porto tem capacidade para armazenagem de carga através de silos para cereais a granel para mais de 20 mil toneladas, tendo beneficiado recentemente de obras de reabilitação.

Segundo a direcção da empresa, as operações de descarga em big bags e de mercadorias a granel já são feitas, há muito, no Porto do Lobito.

O documento refere que uma das vantagens para os agentes económicos consiste na redução do tempo de operação, o que se traduz em menos custos com encargos imputados a carga, uma vez que para esta tipologia é inferior à sacaria avulsa e o mesmo aplica-se a carga a granel.

“Para o Porto do Lobito, as operações em big bags e a granel exigem menos esforço de estiva e, consequentemente, menos custos de operações e maior eficiência operacional”, cita o documento.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments