Angola: “Raúl Danda elevou a figura do Deputado com brilhantes intervenções que a todos orgulhou e defendeu“ – Adalberto Costa Júnior

Foi com profundo pesar que recebi a notícia sobre o falecimento de um ilustre companheiro, Deputado à Assembleia Nacional e Primeiro Ministro do Governo Sombra da UNITA, Dr. Raúl Manuel Danda, ocorrido este sábado 8 de Maio de 2021, na Clínica Sagrada Esperança, em Luanda.

Raúl Manuel Danda nasceu em Cabinda, onde fez os seus estudos primários e secundários, que prosseguiu, mais tarde na então República do Zaire. Juntou-se à UNITA no período da resistência popular generalizada, tendo participado como Militar, Jornalista e Músico na luta pela instauração em Angola do Estado Democrático de Direito.

Formado em Gestão de Empresas e Economia, desempenhou várias funções com destaque para as de Director Nacional de Informação da UNITA, locutor da VORGAN, Sub-editor da Rádio Nacional de Angola, Deputado à Assembleia Nacional, Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Vice-Presidente da UNITA e Primeiro-Ministro do Governo Sombra.

Como Activista Cívico foi um defensor acérrimo dos direitos civis e políticos dos cidadãos e da causa Cabindense. Além de Jornalista, Raúl Danda notabilizou-se também como homem das artes e cultura, tendo sido Actor, Escritor e Tradutor.

Exímio falante de múltiplas línguas das quais Lingala e Fiote, Raul Danda foi fiel representante da cultura Binda, tendo se destacado no uso e interpretação de provérbios.

Na Assembleia Nacional era actualmente Presidente da 10ª Comissão dos Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos Cidadãos.

Como Deputado, Raúl Manuel Danda elevou o mais alto possível a figura do Deputado, com dedicação e zelo, com brilhantes intervenções, que a todos orgulhou e defendeu.

Até a sua morte, Raul Danda era membro do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA.

A sua morte prematura priva a UNITA e Angola de um dos seus mais brilhantes obreiros e servidores.

Por tão dolorosa perda, exprimo em nome dos membros do Partido e no meu próprio, os mais sentidos pêsames à família enlutada, ao Grupo Parlamentar da UNITA e à Assembleia Nacional.

Paz à sua Alma!
Aos 08 de Maio de 2021

Adalberto Costa Júnior
Presidente da UNITA

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments