Angola: Refriango institui “prémios” para novos talentos

Seis dos 24 candidatos, com projectos socioeconómicos notáveis, serão premiados no dia 9 de Outubro próximo, em Luanda, pela empresa Refriango, com vista a reconhecer e elevar o trabalho dos novos talentos angolanos, que se destacam em diversas áreas do saber.

A concretização dessa iniciativa da empresa iniciou esta terça-feira, na capital do país, com o lançamento do projecto denominado “Prémios Tigra Nova Garra”, que visa, anualmente, dar visibilidade aos talentos anónimos destacados nos sectores da Saúde, Artes, Meio Ambiente, Desporto, Música, bem como Ciência, Tecnologia e Mundo Digital.

Em conferência de imprensa, a administradora de marketing da referida empresa, Tânia Jardim, fez saber que os candidatos/nomeados foram seleccionados através de um corpo de seis jurados, composto por especialistas detentores de conhecimentos e experiências em cada categoria/sector.

Com o foco na qualidade dos projectos apresentados pelos nomeados, bem como na transformação de sonhos de muitos talentos, a responsável assegurou que o corpo de jurado primou pelo rigor e imparcialidade na selecção dos 24 candidatos.

Contou que durante o processo de “caça talentos” (em mais de um mês), cada jurado teve a responsabilidade de identificar quatro candidatos para cada categoria, perfazendo o total dos referidos 24 nomeados, que contarão com a votação do público para apurar-se os seis vencedores.

Adiantou que o processo de votação vai começar no dia 13 deste mês, através do canal Youtube da respectiva instituição, que irá disponibilizar vídeos que descrevem a trajectória de cada projecto dos nomeados.

Entre outros requisitos, concorrem para os “Prémios Tigra Nova Garra” talentos angolanos residentes no país, com idades que variam de 18 a 39 anos.

Na ocasião, João Nzango, um dos nomeados na categoria de “Ciência, Tecnologia e Mundo Digital”, entende que o surgimento desses prémios vai permitir tirar da “gaveta” o seu projecto de electrificação das vias públicas.

Afirmou que o projecto, concebido em 2015, precisa de aquisição de matéria-prima no exterior do país, para pôr em marcha o plano.

Por outro lado, o presidente do júri, Danilo Castro, considerou de extrema importância o referido projecto, por permitir dar visibilidade aos projectos de talentos desconhecidos no país e transformar em realidade o sonho de muitos jovens.

Já a júri da categoria “Meio Ambiente”, Iliandra Baptista, apela maior divulgação dos projectos nos meios de difusão massiva, para que o crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país conte com a contribuição de todos extractos sociais.

Valor do prémio    

Além de tornar conhecida as habilidades dos cidadãos nacionais que estão no anonimato, a empresa assegura a atribuição de um milhão de kwanzas, troféu e um cabaz de bebidas para cada categoria/sector, visando motivar e ajudar os talentos a desenvolverem os seus projectos, conforme Tânia Jardim.

A responsável adiantou que os seis vencedores serão conhecidos em Outubro deste ano, durante a primeira gala de atribuição dos prémios.

Até ao momento, o projecto foi orçado em cerca de 40 milhões de kwanzas, que serviram para preparação das condições do lançamento do projecto e premiação dos concorrentes.

Além dos “Prémios Tigra Nova Garra”, a unidade industrial também tem em curso, desde 2020, o projecto denominado “Escola dos tais”, que visa formar e capacitar  empreendedores e profissionais de outras áreas do saber.

Com capacidade de produção instalada de mais de 2,3 mil milhões de litros/ano, a Refriango é a empresa especializada na produção e distribuição de refrigerantes, sumos, águas, bebidas energéticas e alcoólicas, detentora de um portfólio de mais de uma dezena de marcas.

O maior complexo industrial de África dispõe de 28 linhas de enchimento, tendo criado, até ao momento, mais de dois mil empregos directos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments