Angola: Reservas Internacionais Líquidas do país são USD “16,73 mil milhões”

As Reservas Internacionais Liquidas (RIL) do país cifraram-se, até de Agosto deste ano, em 16,73 mil milhões de dólares americanos, contra os 15,08, no mês de Julho do corrente, garantindo a importação de bens e serviços por mais de 12 meses.

Esta informação consta do relatório final da 101ª sessão ordinária do Comité de Politicas Monitorias do Banco Nacional de Angola (BNA), apresentado pelo seu governador, José de Lima Massano, no final de uma reunião, está quinta-feira.

Segundo o CPM, de Julho a Agosto deste ano, as Reservas Internacionais Líquidas saíram de 8,24 mil milhões de dólares americanos a USD 9,90 mil milhões de dólares.

O desempenho das contas externas, incluindo a atribuição de direitos especiais de saque, de cerca de 1,007 milhões de dólares, permitiu uma acumulação de reservas internacionais na ordem de 1 851,85 milhões, até ao mês de Agosto transacto.

O Comité de Politicas Monetárias entende que não obstante a queda das quantidades exportadas de petróleo, o saldo da conta corrente da balança de pagamentos manteve-se superavitário (em alta).

De acordo com o referido relatório final do CPM do BNA, “o saldo da conta corrente do segundo trimestre foi de 1 724,52 milhões de dólares, contra USD 1. 974,58 milhões do primeiro”.

A próxima reunião ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola realizar-se-á no dia 30 de Novembro de 2021.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments