Angola: Sonangol prevê receber acima de “400 mil dólares” da venda das oito licitações parciais

A Sonangol prevê receber acima de 400 mil dólares da venda dos seus interesses participativos em oito blocos petrolíferos em produção e exploração, avançou, esta segunda-feira, o presidente do Conselho de Administração, Gaspar Martins.

Sem avançar mais detalhes, Gaspar Martins, que falava no encontro com jornalistas, disse que o processo ainda continua em avaliação.

Os interesses participativos da Sonangol foram vendidos à Somoil, Sirus, Afentra e Namcor, Sequa e Petrolog, no âmbito do concurso público para a alienação parcial.

“Trata-se dos interesses participativos nos blocos 3/05, 4/05, 5/06, 15/06, 18, 23, 27 e 31, alienados parcialmente no quadro da estratégia da petrolífera nacional de reposicionamento e sustentabilidade do seu portfólio de investimento, um processo decorrido de 20 de Setembro de 2021 a 27 de Janeiro deste ano”.

A Sonangol avaliou as propostas submetidas por um total de 10 empresas e seleccionou a Afentra para o Bloco 3/05, detendo 20%, a Namcor, Sequa e Petrolog, para o Bloco 15/06 (10%) e a Somoil e Sirus ficaram com as participações do Bloco 18 (8,5%), todos blocos em produção.

No Bloco 31, igualmente em produção, juntam-se, novamente, a Somoil e Sirus para comprar a participação de 10% dos interesses participativos da Sonangol.

Para os blocos em exploração, a Namcor, Sequa e Petrolog fazem também uma “joint venture” como operador para o Bloco 23, com 40%, e outros 40% ficaram com a Afentra.

No mesmo modelo de “joint venture”, aparecem os interessados do Bloco 27, a Namcor, Sequa e Petrolog, comprando 35%, ao passo que os outros 25% foram adquiridos pela Somoil e Sirius.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments