Angola: Tensão entre a UNITA e televisão estatal angolana “prejudica” a estabilidade

O ambiente de hostilidades entre a oposição e os órgãos públicos de comunicação social públicos não ajuda na estabilidade do país, dizem analistas.

A marcha por eleições livres e justas convocada pela Unita, maior partido na oposição, foi o móbil das hostilidades, que envolvem os órgãos de comunicação social públicos, a TPA e a Tv Zimbo.

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos apontou, inicialmente, o diálogo entre os principais protagonistas deste ambiente de crispação como o caminho mais sensato para a salvaguarda de todos os interesses em jogo.

Foi necessária uma posição pública do Presidente da República, João Lourenço, que também apelou ao diálogo como única solução, para as partes redimirem-se e avançar para um acordo.

A direcção da Unita e as duas empresas públicas de televisão, finalmente a entendimento e estão assim normalizados os relacionamentos entre as partes, mediante um encontro que foi convocado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Não houve pedido de desculpas, mas consta que ficou ultrapassado o diferendo existente e a garantia das direcções das televisões públicas de cobertura das actividades políticas do maior partido na oposição.

Neste debate, o jornalista William Tonet questiona a legitimidade dos órgãos públicos de comunicação social para condicionar a cobertura das actividades de partidos políticos legalmente reconhecidos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments