Angola: Transformação do FP-SADC em “parlamento regional” é prioridade – Fernando da Piedade Dias dos Santos

A transformação do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC) em parlamento regional constitui uma agenda de prioridade concluiu, este sábado, a reunião Executiva deste organismo regional, realizada por videoconferência, a partir de Kinshasa (RDC).

O evento, que teve início sexta-feira (4), contou com a participação do presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que reiterou o apoio de Angola ao processo de transformação do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC) em parlamento regional.

A deputada angolana Amália Alexandre informou que a transformação do FP-SADC em parlamento é de interesse imediato, porque aproxima-se a 41ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, a realizar-se em Agosto, no Malawi.

“Gostaríamos que essa agenda fizesse parte desta Cimeira”, expressou a deputada.

A próxima reunião da Comissão Executiva do FP-SADC está agendada para o Botswana.

A mesma irá decorrer sob o lema “Potencializar a Zona de Livre Comércio do Continente, para a fortalecer a economia pós Covid-19 em África”.

No seu discurso de abertura, o presidente do FP-SADC, Cristophe Pwanga, da República Democrática do Congo (RDC), apelou aos seus homólogos a manterem a dinâmica da agenda de transformação do FP-SADC em parlamento regional.

O Fórum Parlamentar (FP) da SADC, criado em 1997, é a actual estrutura de ligação e discussão entre os deputados da região, actuando como órgão autónomo interparlamentar.

São membros da SADC Angola, África do Sul, Botswana, Comores, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments