Angola: União Europeia (UE) disponibiliza “meio milhão de Euros” para novos projectos

O Comité de Pilotagem do Projecto “Facilidade de Diálogo União Europeia -Angola”, vai disponibilizar a Angola 500 mil Euros, a partir de Março próximo, para financiar projectos nacionais ou europeus enquadrados no programas de diversificação económica no país, soube hoje a ANGOP.

A Facilidade de Diálogo UE-Angola visa apoiar acções promovidas por instituições angolanas e europeias para aprofundar a troca regular de conhecimento e boas práticas e que tenham relevância para o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, refere uma nota da Delegação da União Europeia em Angola.

Com efeito, as candidaturas a este apoio financeiro, que se destina especificamente a projectos do sector não petrolífero, deverão ser submetidas entre 1 de Fevereiro e 22 de Março do corrente ano, em suporte digital, através do website https://dialogosue-angola.org/.

Aquando do lançamento desse programa de financiamento, a Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, perspectivou que a apresentação de propostas e a afectivação dos projectos aprofundem as parcerias com Angola, bem como a cooperação económica, a nível institucional e individual.

Na ocasião, “o director nacional para a Integração, Cooperação e Negócios Internacionais do Ministério da Economia e Planeamento, António Pombal, reafirmou que a diversificação económica é um dos objectivos centrais Governo de Angola, para acelerar a recuperação económica do país e a melhoria das condições de vida da população”.

Por sua vez, o representante do Ministério das Relações Exteriores, o Embaixador Júlio Maiato salientou que a abertura deste novo convite à apresentação de propostas constitui-se numa renovada oportunidade para reforçar as relações entre Angola e a União Europeia, nos domínios político e económico.

O Comité de Pilotagem do Projecto da Facilidade de Diálogo UE-Angola é o órgão de gestão dessa iniciativa, responsável pela sua orientação, sendo constituído pela Embaixadora da União Europeia em Angola, pelo ministro da Economia e Planeamento e pelo ministro das Relações Exteriores de Angola.

Recorda-se que no ano passado (2021), “o projecto Facilidade de Diálogo financiou, com 200 mil Euros, a implementação de dois projectos marítimos e da economia azul, bem como de duas acções de iniciativas nas áreas das finanças públicas, de boa governação e da igualdade de género”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments