Angola: UNITA denuncia “sequestro” das Instituições da República pelo Partido no poder (MPLA)

Sob orientação do Presidente do Partido, Dr. Isaías Henrique Ngola Samakuva, teve lugar no dia 20 de Outubro de 2021, em Luanda, a I Reunião Extraordinária da Comissão Politica, eleita no seu XII Congresso Ordinário.

Da agenda da reunião, constaram os seguintes pontos:

a) O Preenchimento de vagas na Comissão Politica, por motivos de morte;

b) A análise do contexto politico em que se realiza esta primeira Reunião Extraordinária, tendo em conta as implicações do Acórdão 700/2021 do Tribunal Constitucional;

c) A imperiosa necessidade da realização do XIII Congresso Ordinário, nos termos dos Estatutos.

Durante a sessão de abertura da Comissão Politica o Presidente do Partido Dr. Isaías Henrique Ngola Samakuva, apresentou um informe à reunião, onde destacou o momento Politico que o país e o Partido vivem, após o Acórdão do Tribunal Constitucional, considerando-o meramente político, pois visa dividir a UNITA, travar o movimento social para à mudança e impedir a Alternância em 2022.

O Presidente do Partido lançou, a todos o apelo à unidade, a serenidade e à tranquilidade.

Após exaustivos e participativos debates, a I Reunião Extraordinária da Comissão Politica, chegou às seguintes conclusões e recomendações:

A) Sobre a Situação Politica

  1. A I Reunião Extraordinária da Comissão Politica condena o retrocesso do Estado de Direito Democrático em Angola com o sequestro das Instituições da República pelo Partido no poder por intermédio dos serviços secretos e dos gabinetes de acção psicológica.
  2. Este facto traduz-se na submissão dos tribunais às ordens superiores; no controlo dos órgãos de comunicação social pelo Partido no poder; na preocupante partidarização dos órgãos de defesa e segurança; na repressão do direito a manifestação; e no desrespeito dos direitos humanos.
  3. Na mesma senda, a Reunião tomou boa nota e solidariza-se com a posição tomada pela CEAST na sua última plenária anual, que apela para a contenção do ambiente político pelos Partidos Políticos.
  4. A I Reunião Extraordinária da Comissão Política da UNITA apela aos cidadãos maiores de 18 anos para efectuarem a actualização do seu registo eleitoral, com vista a capacitarem-se para o voto e protagonizarem a alternância democrática em 2022.

Sobre a Situação Social

  1. A I Reunião Extraordinária da Comissão Politica manifestou a sua preocupação pela progressiva degradação da situação económica e financeira dos angolanos, e exorta o Executivo a tomar as medidas necessárias com vista ao alívio dos preços dos produtos da cesta básica.
  2. A Reunião solidarizou-se com as populações do Sul de Angola severamente atingidas pelas consequências da seca e apela que esta calamidade seja um factor de efectiva irmandade e não seja usada para fins político-partidários.
  3. A I Reunião Extraordinária da Comissão Política da UNITA saúda os profissionais da linha da frente na prevenção e combate à Covid 19 e exorta os angolanos a observarem as medidas de biossegurança determinadas pelas autoridades sanitárias.

 

C) Sobre a Vida Interna do Partido

  1. A I Reunião Extraordinária da Comissão Política da UNITA concluiu que o Acórdão 700/2021 é um acórdão político que encerra uma armadilha politica para se alcançar um objectivo politico, o de dividir a UNITA, travar o amplo movimento social para a mudança e inviabilizar a alternância de poder.
  2. A I Reunião da Comissão Política considerou que o anulado XIII Congresso foi legitimo e organizado legalmente nos termos dos Estatutos da UNITA, da Constituição da República de Angola e da Lei.
  3. A 1ª Reunião Extraordinária da Comissão Política ratificou os seguintes actos realizados pelo Partido:

– A recepção do Acórdão 700/2021 no dia 07 de Outubro do ano em curso;

– A sua interpretação e aceitação feita no dia 8 de Outubro de 2021;

– A passação de pastas entre o Presidente eleito no XIII congresso Ordinário, anulado pelo TC, Eng. Adalberto Costa Júnior e o Presidente eleito no XII Congresso Ordinário, Isaías Henrique Ngola Samakuva que reassume a presidência do Partido até a tomada de posse do Presidente a ser eleito no XIII Congresso.

4. A I Reunião Extraordinária da Comissão Política da UNITA ouviu a posição do Presidente do Partido sobre a necessidade da realização do XIIIº Congresso e aprovou com 222 votos (94,9%) favoráveis, Um (1) voto contra (0.4%) e Onze (11) abstenções (4,7%) a realização do XIII Congresso até 4 de Dezembro de 2021.

5. A I Reunião Extraordinária da Comissão Política da UNITA apela a unidade em torno da Direcção para protagonizar a mudança.

6. A I Reunião Extraordinária da Comissão Politica rejeita a intromissão do Tribunal Constitucional na gestão da vida interna do Partido cuja autonomia lhe é reconhecida pela lei dos Partidos Políticos.

7. A I Reunião Extraordinária da Comissão Política mandatou o Presidente do Partido a proceder às nomeações dos cargos de Direcção e chefia do Partido ao nível nacional e provincial para permitir um funcionamento normal antes do Congresso.

Luanda, 20 de Outubro de 2021

A I Reunião Extraordinária da Comissão Política da UNITA

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments