Angola: UNITEL prepara “infra-estrutura” para lançar 5G

A operadora de telefonia móvel – Unitel, está a preparar, desde Setembro, deste ano, a sua infra-estrutura para o lançamento do serviço 5G e melhoria da oferta de outros já no mercado, soube a ANGOP.

A tecnologia 5G traduz-se numa rede de internet móvel com maior velocidade, de 10 gigabytes por segundo, com latência (atraso) de 10 ms (milissegundos), para downloads e uploads, dando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Com este serviço, “a operadora quer usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem à internet móvel ao mesmo tempo, sendo que numa primeira fase estará mais disponível nos centros urbanos”.

Para atender à crescente demanda pelos seus serviços, alinhada com a estratégia de melhoria contínua de acesso ao sinal e progressiva qualidade dos serviços prestados ao cliente, a operadora  está a realizar um conjunto de acções em Luanda, Benguela e Cuanza  Sul.

De acordo com a operadora, este trabalho, em particular para Luanda, poderá afectar temporariamente a operacionalidade de serviços de voz e de dados nas zonas e Viana, Kilamba Kiaxi e Talatona.

Nesta primeira fase do  projecto, que vai até o final do ano, as intervenções estão a ser feitas no período das 8h30 às 18 horas.

Segundo a companhia, estão a ser instalados equipamentos rádio de última geração para aumentar a oferta de serviços 3G, 4G e 4.5G, que vão contemplar mais de 400 locais com antenas da operadora.

A acção teve início em Luanda, estendendo-se até ao final do ano, sendo que em Benguela e Cuanza-Sul ocorrerá apenas em Dezembro.

“Apesar dos constrangimentos sujeitos ao processo, trata-se de uma acção que vai permitir consolidar a extensão dos serviços e preparar a infra-estrutura básica para o 5G”, lê-se na nota a que ANGOP teve acesso.

A operadora garante ter já investido 25 milhões de dólares, no âmbito da inovação tecnológica e da transformação digital neste projecto.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments