Angolano destacado como “personalidade do ano” no Brasil

NOTA DE IMPRENSA:
A Ordem Internacional dos Parlamentares da língua Portuguesa – OIPALO, realizou nessa quinta-feira, 15 de Junho de 2022 na Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP, a 4ªedição do “PRÊMIO PERSONALIDADE DE DESTAQUE 2022– LUIS VAZ DE CAMÕES” visando as comemorações do dia de Camões e dia dos países Lusófonos.

O evento, contou com a presença de Ícones de vários seguimentos da Sociedade Paulista e Brasileira, como a Secretária da Cultura do Município de Sao Paulo, Presidente da OIPALO, Secretário da Justiça e Cidadania do de São Paulo, Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, General de Exército Comandante do Sudoeste, Comandante da Polícia Militar de São Paulo, Reitora em exercício da UNIP, deputados, vereadores e da classe artística. 

Dentre os premiados, o angolano João Canda foi um dos indicados, recebendo a premiação das mãos da Deputada Estadual Adriana Borgo.
 
Residindo no Brasil a cerca de 6 anos, “João Canda é escritor, palestrante internacional, editor, produtor e empreendedor cultural, o primeiro africano a ser aceite como membro da União Brasileira de Escritores-UBE, Academia de Letras e Artes de Fortaleza-ALAF e da Associação Internacional de Escritores e Artistas-LITERARTE. Aualmente é fundar do Instituto Literáfrica, instituição que coordenada até hoje”.
 
Das várias homenagens e reconhecimento pelo seu trabalho no Brasil, destacamos ainda o troféu Baobá 2021 da 5ª edição da Secretária de Cultura de São Paulo, um prêmio concedido a contadores de histórias, escritores, movimentos e fundações, que com suas práticas, desempenhos e ações fortalecem, ampliam e difundem a arte narrativa no Brasil, valorizando a tradição oral, despertando o interesse pelo livro e o gosto pela leitura; Troféu UANHENGA XITU 2021, uma homenagem por se destacar na promoção, divulgação da literatura Angolana no solo Brasileiro e, contribuição no fortalecimento dos laços entre o Brasil e Angola através de ações de promoção e patrimônio cultural oral, material e imaterial da humanidade e, Lisanga Award, pelo seu relevante contributo a promoção do bem comum e da integração dos imigrantes e refugiados no Brasil.
 
Como escritor e palestrante internacional, é convidado por instituições públicas e privadas, dentro e fora do Brasil. É autor dos livros: Ética do Jovem e a Preparação para a Vida; Contexto ou Pretexto, Nostalgia do Meu Querer “Pedaços de Versos´, Controvérsia do Namoro, Filosofia de Vida, Salve o Reino da Damba.
 
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments