Brasil: Jair Bolsonaro autoriza entrada de “militares dos EUA” no Brasil para treino conjunto

A iniciativa CORE faz parte do acordo de cooperação bilateral em matéria de defesa que o Brasil e os EUA assinaram em 2010. O primeiro treino conjunto aconteceu em Fort Polk.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, autorizou esta quinta-feira a “entrada” e “permanência temporária” das Forças Armadas norte-americanas para um treino conjunto com o Exército entre 28 de novembro e 18 de dezembro deste ano em território brasileiro.

O contingente de tropas dos Estados Unidos da América (EUA) será composto por 240 militares equipados com armas, munições, dispositivos óticos e sensores, entre outros, para a realização dos exercícios, conforme o decreto do Presidente brasileiro.

As ações de “treino combinado” entre os dois exércitos terão lugar na região do Vale do Paraíba, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, no sudeste do Brasil.

Esta será a segunda experiência entre as forças militares dos dois países no âmbito da iniciativa CORE (Operações Combinadas e Exercícios de Rotação, na sigla em inglês), que as partes firmaram em outubro de 2020 para “aumentar a interoperabilidade” entre os seus exércitos.

A iniciativa CORE faz parte do acordo de cooperação bilateral em matéria de defesa que o Brasil e os EUA assinaram em 2010 e que só foi promulgado cinco anos depois pelo país sul-americano.

O primeiro treino conjunto aconteceu em Fort Polk, no estado norte-americano do Louisiana, entre janeiro e março deste ano.

Este tipo de exercício militar entre Brasil e Estados Unidos está previsto que se realize até, pelo menos, 2028.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments