Caso Manuel Rabelais: Manuel Rabelais nega utilização de 98.3 milhões de euros

Ao responder ao interrogatório, no julgamento que decorre no Tribunal Supremo, em Luanda, desde o dia 9 do corrente mês, no qual é indiciado pelos crimes de peculato, violação das normas de execução orçamental e branqueamento de capitais, explicou que parte deste montante serviu para apoiar diversos órgãos de comunicação social públicos e privados.
 
De acordo com Manuel Rabelais, o Grecima enviou cartas ao BNA para facilitar a aquisição de divisas ao Ministério de Comunicação Social, RNA,TPA, ANGOP, Edições Novembro, TVZimbo e Semba Comunicação.
 
Na realidade, referiu o réu, o Grecima usou apenas em seu benefício, para cumprir com a sua missão, entre 20 a 30 milhões de euros, contrariamente ao que consta na acusação do Ministério Publico.
 
Sustentou, por outro lado, que desse montante foram transferidos para o exterior cerca de 16 milhões de euros para pagar a prestação de serviços por parte de diversas empresas para o resgate da imagem do país no estrangeiro.
 
O réu salientou que dessa acção o destaque vai para o trabalho levado a cabo junto da Euronews, que antes de 2017 nunca tinha emitido uma noticia positiva sobre Angola, passando a divulgar uma imagem que orgulhou todo o cidadão angolano.
 
Explicou que durante dois meses esta estação internacional emitiu programas de resgate da imagem de Angola em 14 línguas diferentes, sendo visualizadas em média por dois mil cidadãos diariamente a nível mundial.
 
Negou ter usado em beneficio pessoal o processo de compra e venda de divisas executado pelo BNA, afirmando, no entanto, a venda desses montantes a empresas consideradas idóneas.
 
Questionado sobre a entrega ao co-réu Hilário Gaspar Santos de 40 mil euros, confirmou o facto, explicando que o mesmo tinha sofrido um assalto, no qual foi baleado, e havia necessidade de fazer um tratamento adequado.
 
No entanto, explicou que parte desse montante teve de ser utilizado na transferência de um parente para a República de Cuba, por se encontrar gravemente doente.
 
Manuel Rabelais revelou igualmente que a instituição de que era responsável não tinha serviços de contabilidade, devido ao carácter secreto e sigiloso da actividade que desenvolvia.
 
A prestação de contas devia ser feita de forma oral e apenas ao Presidente José Eduardo dos Santos, sublinhou, acrescentando que “todas as operações de transferência monetária deveriam ser efectuadas com o carácter secreto, sem papel, sem deixar rastos e a prestação de contas feita de forma verbal e só a ele”, indicou o réu, que disse desconhecer o montante dos movimentos.
 
Manuel Rebelais reiterou que o Grecima dependia apenas do Chefe de Estado e do seu director e que a implementação de algumas acções era feita em coordenação com a então Casa Militar (hoje Casa de Segurança) do Presidente da República.
 
A criação do Grecima, afirmou, tinha como motivação principal a melhoria, defesa e promoção da imagem de Angola dentro e fora do país. “A percepção que se tinha de Angola no exterior era de um país altamente corrupto, desde o Presidente da República, membros do Governo, parlamentares, tribunais e jornalistas”, disse, acrescentando que foi para se mudar este quadro que se criou o Grecima.
 
Para cumprir aquela missão, frisou, aquele órgão precisava de dinheiro, pois não tinha disponibilidade financeira, apesar de o Orçamento Geral do Estado ter previsto verbas para aquele fim. A dificuldade financeira justificava-se com o momento de crise que o país atravessava.
 
O julgamento prossegue nesta terça-feira.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments