fbpx
Home ECONOMIA Consultora Fitch Solutions melhora crescimento de Angola para “3,8%” este ano

Consultora Fitch Solutions melhora crescimento de Angola para “3,8%” este ano

A consultora Fitch Solutions melhorou a previsão de crescimento da economia de Angola para 3,8% este ano, ajudado pelos preços do petróleo e pela melhoria das condições económicas depois de cinco anos de recessão.

“Prevemos que o PIB real de Angola vá acelerar de uns estimados 0,6% em 2021 para 3,8% em 2022, acima da previsão de consenso dos analistas da Bloomberg, que aponta para 2,2% em 2022” e melhor que a previsão de janeiro da consultora, que previa uma expansão de 2,7%, lê-se numa nota enviada aos investidores.

Na revisão da previsão, a que a Lusa teve acesso, os analistas desta consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings escrevem que “o preço do petróleo vai subir de uma média de 71 dólares por barril, em 2021, para 100 dólares este ano, o que será um incentivo para as empresas aumentarem a produção petrolífera, que deverá crescer 3,5% este ano”.

Como o petróleo representa 85,4% das exportações de Angola, a subida de preço será positiva para as contas públicas, que também serão ajudadas “pelo fortalecimento do kwanza num contexto de melhoria das condições comerciais e de redução da inflação de 25,7% em 2021 para 20% este ano”.

Isto, concluem, “vai abrandar a pressão sobre o poder de compra dos consumidores e apoiar uma recuperação na procura interna depois de cinco anos consecutivos de recessão”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments