Coronavírus é chamada de emergência para todos os angolanos

Dados da  actualização de Covid-19  das ultima semanas em Angola, é mais evidente que a rápida propagação do vírus que causa o Covid-19 chegou nos  angolanos.

Sem qualquer dúvida, os cidadãos angolanos acreditam agora na declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o surto de coronavírus é verdadeiramente uma pandemia e os actuais noticiários diários mundiais contam toda a história. Nossos corações e orações vão para as famílias que perderam seus entes queridos  com este vírus.

À medida que aumenta o número de casos confirmados da Covid-19  em Angola,  podemos agradecer  o Presidente da Republica de Angola,  João Lourenço, e  a sua  Ministra da Saúde de Angola, Silvia Lutucuta, a sua liderança decisiva, nomeadamente, nas estratégias de mitigação para rastrear e gerir o vírus.

Indiscutivelmente, decisões como o bloqueio de áreas  altamente afectadas salvarem vidas dos Angolanos  e continuem a salvar muitas outras. Embora, as medidas para conter o coronavírus dependam fortemente do comportamento humano, e, é preocupante testemunhar a total ignorância de muitos cidadãos angolanos que ainda se recusam a observar medidas preventivas como o distanciamento social e o uso de máscaras.

Como contributo para a luta contra a mortífera de Covid-19, escrevo para partilhar a minha opinião no sentido de despertar os angolanos para o aprofundamento da nova realidade da existência humana.

Caro os  angolanos, lembre-se que há não muito tempo neste mundo a vida era diferente. Em todas as nações do mundo, as crianças saem de casa para ir à escola todas as manhãs e os pais estabelecem suas rotinas diárias para sustentar suas famílias. Instituições de ensino superior, universidades e faculdades em todo o mundo elaboraram programas de formação de alunos para desenvolver a capacidade necessária para o mercado de trabalho que impulsiona a economia.

Por fim, quase todas as pessoas no mundo estão trabalhando em prol de uma meta e o trabalho é feito nos locais de sua escolha. O lar era conhecido principalmente como um lugar de abrigo, o lugar de onde saíamos todas as manhãs e para onde voltávamos todas as noites.

As actividades humanas individuais em nossas vidas continuaram ininterruptas, com o envolvimento e a participação de outras pessoas, geralmente entres queridos. Nada era mais desejável do que viajar para visitar a cidade e muitos outros locais públicos de interesse.

Embora, seja difícil para nós esquecer a liberdade e o gozo dos belos tempos acima, escrevo para dar mais volume ao apelo urgente do Ministério da Saúde de Angola para que sigamos as novas medidas preventivas postas em prática para combater a Covid-19 . Para isso, chamo sua atenção para episódios de notícias da Covid-19 que chegaram às manchetes.

Quase seis meses atrás, li uma carta de um jornalista de Milão, o coração pulsante e cidade próspera da Itália. Na carta, o jornalista expressou a luta do país em meio a sua sucumbência à pandemia do coronavírus. Ele disse que durante semanas parecia que era sempre noite: todos os dias, todas as horas, todos os momentos.

Havia sofrimento em seus hospitais, completamente lotados e à beira do colapso. Todas as noites, as estatísticas actualizadas sobre o coronavírus pareciam pertencer a uma era de guerra: 500, 600, mais de 700 mortes por dia e os italianos ficavam presos em suas casas.

Eles se orgulhavam de seu sistema médico, como se fosse um troféu da Copa do Mundo, e todos os dias agradeciam as enfermeiras e médicos de longe, aplaudindo-os virtualmente de pé em suas varandas, cantando juntos o hino nacional em horários agendados nas redes sociais.

Eles fizeram isso ao enviar mensagens de advertência para o mundo inteiro para se preparar para a chegada do inimigo mundial invisível, o coronavírus. ‘Estamos gritando: você precisa parar e entrar!’, Disse o jornalista.

Nos Estados Unidos, esta semana, o número de mortos para Covid-19 chegou de 227, 697 mil. A cada segundo, a recepção do hospital nas grandes cidades é inundada com novas chegadas de pacientes críticos da Covid-19 com falta de ar.

Os médicos nesses hospitais estão sobrecarregados com o tratamento de pacientes com coronavírus, à medida que suas unidades de terapia intensiva se tornaram as novas zonas de guerra, o campo de batalha pela sobrevivência humana.

O efeito devastador da pandemia do coronavírus está em toda parte. No Reino Unido, centenas e milhares de pessoas perderam a vida. Só em Londres, foi relatado que o número de infecções por Covid-19 subiu para mais de 942275 mil.

Vez após vez, sons de movimento de emergência de ambulâncias médicas e máquinas tentando manter as pessoas vivas são constantemente ouvidos em suas ruas. E enfermeiras e cuidadores de saúde desmaiam com o trauma do aumento diário do número de mortos. Este é o agravamento da crise de saúde que o mundo inteiro está testemunhando

Na Índia, o mesmo fenômeno ocorreu. Há também um aumento terrível de causalidade na linha de frente da Índia, com dezenas de milhares de novos casos todos os dias. O número de mortos está dobrando tão rápido que eles nem conseguem cavar os túmulos com rapidez suficiente.

Devido ao grande número de pacientes, os profissionais de saúde da linha de frente em muitos estados industrializados, como o Brasil, expressaram que é de partir o coração ver as pessoas morrendo

Temba Museta

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments