COVID-19: Rússia recomenda vacinados a não beber álcool durante 42 dias

O processo de vacinação em massa na Rússia começou no sábado (5), em Moscovo, e vai alargar-se ao resto do vasto território russo nas próximas semanas.

Apesar da anunciada eficácia de 95% da vacina Sputnik V, durante os ensaios clínicos, a comunidade internacional mantém reservas quanto à vacina russa.

No arranque da vacinação contra a covid-19, a vice-primeira ministra, Tatiana Golíkova, responsável pelo plano, alertou os seus compatriotas sobre comportamentos recomendados para quem se submeter à Sputnik V. Entre eles, “o não consumo de álcool durante 42 dias após o fornecimento do medicamento”.

“Os vacinados devem evitar locais públicos e reduzir a ingestão de drogas e álcool, que podem suprimir o sistema imunológico, nos primeiros 42 dias após a aplicação da primeira das duas doses”, alertou Golíkova.

O processo de vacinação russa é voluntário e consiste em duas doses, com três semanas de intervalo entre ambas.

Pandemia não abranda na Rússia

A pandemia de covid-19 continua a registar números elevados na Rússia, que nas últimas horas registou 28.142 novos casos e 456 mortes, elevando o total para 2.488.912 infeções e 43.597 mortes desde o início da pandemia. A maioria dos novos positivos foi detetada em Moscovo, com 7.279 casos.

A Rússia ocupa o quarto lugar dos países mais afetados pelo novo coronavírus , atrás dos Estados Unidos, Índia e Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments