EUA: Biden tem 290 votos no Colégio Eleitoral e Trump tem 217

O Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, ganhou os três votos representando o estado do Alasca no Colégio Eleitoral, totalizando 217 “Grandes Eleitores” face aos 290 que tem o Presidente eleito, Joe Biden, segundo projecções dos principais media norte-americanos.

De acordo com as cadeias televisivas NBC, ABC e CNN, Trump garantiu este quarta-feira os três delegados eleitos pelo Alasca, quando estavam escrutinados 75% dos votos neste remoto estado do noroeste dos EUA.

Este resultado não altera o facto de Biden ter já ultrapassado os 270 delegados no Colégio Eleitoral — a metade dos 538 votos deste órgão mais um — e ser indicado como o Presidente eleito dos Estados Unidos.

Permanecem por decidir os resultados na Carolina do Norte, Geórgia, e segundo diversos media no Arizona, apesar de outros meios de informação já terem projetado a vitória de Biden neste último estado.

O Colégio Eleitoral é um órgão integrado por 538 delgados eleitos pelos estados em função da sua população. O candidato vencedor em cada estado, mesmo que seja por um único voto, garante todos os representantes, com exceção do Nebrasca e Maine, e quem garantir 270 vence as eleições.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments