EUA: Contas de sócios de Isabel dos Santos “congeladas” em Portugal

As contas bancárias de dois antigos sócios da empresária Isabel dos Santos e de um antigo administrador da companhia petrolífera Sonangol foram congeladas em Portugal a pedido das autoridades angolanas, noticiou o diário português Correio da Manhã nesta segunda-feira, 3.

Tratam-se das contas de Mário Leite da Silva, gestor de negócio da empresária angolana, Paula Oliveira, sócia dela em várias empresas e Sarju Raikundalia, que foi administrador da Sonangol quando Isabel dos Santos foi presidente do Conselho de Administração da empresa petrolífera.

Para além das contas bancárias, o Tribunal Central de Instrução Criminal mandou congelar também depósitos a prazo, aplicações financeiras e dossiers de títulos associados a esses investimentos, disse o jornal.

O arresto desses bens foi feito a pedido das autoridades judiciais angolanas numa carta rogatória de Janeiro do ano passado, em que as autoridades angolanas pediram o arresto preventivo de até 1.150 milhões de euros como garantia de uma possível indemnização ao Estado angolano ligada a duas investigações da justiça angolana.

A primeira relacionada com a alegada transferência de mais de 131 milhões de dólares da Sonangol para o Dubai após Isabel dos Santos já ter sido exonerada do cargo que ocupava na empresa estatal angolana e a outra ligada à joalharia de luxo De Grisogono, financiada com fundos do Estado angolano e que era controlada por Sindika Dokolo, falecido marido da filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments