EUA: “Família de George Floyd recebe 27 milhões de dólares da cidade de Minneapolis”, parte vai ser utilizada em benefício da comunidade

Minneapolis pagou à família de George Floyd a indemnização mais alta de sempre decidida pelo Conselho. Meio milhão será usado “para remodelar de forma equitativa” a cidade.

A família de George Floyd vai receber 27 milhões de dólares (o equivalente a cerca de 22,6 milhões de euros) por parte da cidade de Minneapolis, num acordo incluído no processo por homicídio culposo em maio do ano passado após ter sido detido pela polícia, avançou o The Washington Post. Meio milhão de dólares será utilizado em benefício da comunidade e para pagar os processos burocráticos da imdemnização.

O pagamento foi decidido por unanimidade pelo Conselho Municipal de Minneapolis esta sexta-feira. É a indemnização mais alta alguma vez paga por aquela cidade  — mais sete milhões de dólares (cerca de 5,9 milhões de euros) do que o valor pago à família de Justine Damond, morta a tiro pela polícia em 2017.

“Nenhuma quantia em dinheiro pode suprir a dor intensa ou o trauma causado por esta morte à família de George Floyd ou às pessoas de nossa cidade”, disse Lisa Bender, presidente do conselho: “Minneapolis mudou fundamentalmente nesta época de avaliação racial e este conselho municipal está unido no trabalho em conjunto com a nossa comunidade e a família Floyd para remodelar de forma equitativa a nossa cidade“.

Segundo o The Washington Post, esta decisão pode ter implicações no julgamento de Derek Chauvin, o agente da polícia que terá morto George Floyd por asfixia ao manter o joelho sobre o pescoço do homem. Eric Nelson, advogado de Chauvin, tem evitado falar sobre uma indemnização porque poderia ser prejudicial para o seu cliente. Ainda não fez declarações sobre o caso após a decisão do Conselho.

Mary Moriarty, uma antiga defensora pública em Hennepin County, avisou que a forma como o Conselho publicitou a indemnização pode resultar numa anulação do julgamento: “Eu acho que é um potencial desastre para Chauvin. A preocupação é que os jurados saibam que a cidade deu muito dinheiro à família de George Floyd”, o que pode criar preconceitos que enviesem a decisão do júri, que se pretende isenta de fatores desta natureza.

Marta Leite Ferreira

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments