EUA: Joe Biden afirma que Vladimir Putin “nunca irá conseguir dominar e ocupar toda a Ucrânia”

O presidente dos Estados Unidos da América garante que o líder russo “está enganado” ao pensar que o Ocidente vai abandonar a Ucrânia com o tempo, no dia em que anunciou mais 800 milhões de dólares em ajuda militar.

Joe Biden garantiu esta quinta-feira, 21, que a Rússia não será capaz de conquistar a Ucrânia. Num discurso durante o qual anunciou um novo pacote de ajuda militar a Kiev, o presidente dos Estados Unidos da América declarou que Vladimir Putin “nunca irá conseguir dominar e ocupar toda a Ucrânia”.

Biden não se pronunciava há vários dias sobre a guerra que já se prolonga há quase dois meses. E não deixou de fazer alusão a um eventual desinteresse, para assegurar que ele não existe nem vai existir enquanto o conflito durar. “Putin está a contar que vamos perder o interesse. Mais uma vez, vamos provar que ele está enganado”, afirmou.

As declarações do líder norte-americano surgiram no contexto de um novo anúncio de envio de equipamentos militares para a Ucrânia, no valor de 800 milhões de dólares, quando a guerra entra numa “fase crítica”, com as investidas russas no Leste e no Sul do país. A ajuda inclui artilharia pesada.

“Os Estados Unidos e os nossos aliados estão a agir tão depressa como é possível para continuar a disponibilizar à Ucrânia as armas e os equipamentos que eles precisam para defenderem a sua nação”, sublinhou Biden, revelando que, durante a próxima semana, vai dirigir ao Congresso um novo pedido de apoio militar a Kiev, de modo “manter um fluxo contínuo de envio de armas e munições aos bravos combatentes ucranianos”.

Em simultâneo, os EUA anunciaram que vão receber mais 100 mil refugiados da Ucrânia.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments