EUA: Joe Biden indica Janet Yellen para secretária do Tesouro

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (30) que a ex-presidente do Federal Reserve Janet Yellen será secretária do Tesouro em seu futuro governo.   

 
Yellen, 74 anos, comandou o banco central americano entre 2014 e 2018, quando Donald Trump preferiu nomear Jerome Powell para seu lugar. Durante a campanha de 2016, o presidente havia acusado a então chefe do FED de baixar os juros para beneficiar o Partido Democrata.   
 
“Se confirmada, ela será a primeira mulher a liderar o Departamento do Tesouro em seus 231 anos de história”, diz um comunicado da equipe de transição de Biden.   
 
Além de Yellen, o presidente eleito nomeou nesta segunda-feira Adewale “Wally” Adeyemo, atual mandatário da Fundação Obama, como primeiro afro-americano para o cargo de vice-secretário do Tesouro.   
 
Ainda na equipe econômica, a advogada Neera Tanden chefiará o Gabinete de Gestão e Orçamento da Casa Branca, enquanto a economista Cecilia Rouse vai liderar o Conselho de Consultores Econômicos.   
 
Antes disso, o presidente eleito já havia anunciado Antony Blinken e Alejandro Mayorkas como secretários de Estado e Segurança Interna, respectivamente, além de Ron Klain como chefe de gabinete. (ANSA).   
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments