EUA: Joe Biden vai nomear a 1ª mulher para liderar a inteligência dos EUA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (23) que vai nomear Avril Haines para ser directora nacional de inteligência e Alejandro Mayorkas para chefiar o DHS (Departamento de Segurança Interna, em tradução livre)— a primeira mulher e o primeiro latino-americano a ocuparem os respectivos cargos.

 
A nomeação de Mayorkas é considerada simbólica porque, ficará na chefia do departamento responsável pela imigração e pela patrulha de fronteiras. No caso de Haines, a principal atribuição será supervisionar os relatórios de inteligência enviados à Casa Branca, em um cargo criado depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001.
 
Veja os nomes anunciados nesta segunda para o gabinete de Biden:
 
Antony Blinken: ex-vice-secretário de Estado, foi nomeado para servir como secretário de Estado. Anteriormente ocupou cargos de relações exteriores no Capitólio, na Casa Branca e no Departamento de Estado.
 
Alejandro Mayorkas: ex-secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna. Já foi aprovado pelo Senado dos EUA três vezes ao longo de sua carreira. É o primeiro latino e imigrante nomeado como secretário do Departamento de Segurança Interna.
 
Linda Thomas-Greenfield: embaixadora veterana com 35 anos no serviço de relações exteriores dos EUA. Trabalhou em quatro continentes. Foi indicada para servir como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.
 
John Kerry: ex-secretário de Estado será o enviado presidencial especial para o Clima e fará parte do Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês). Com isso, será a primeira vez que o NSC incluirá um enviado dedicado às mudanças climáticas. Segundo a equipe de Biden, isso reflete o compromisso do presidente eleito de abordar as mudanças climáticas como uma questão urgente de segurança nacional. Kerry se candidatou a presidente em 2004, mas perdeu para o republicano George W. Bush, reeleito naquele ano.
 
Avril Haines: ex-vice-diretora da CIA e vice-conselheira de Segurança Nacional, será nomeada para atuar como diretora de inteligência nacional. Será a primeira mulher a liderar a comunidade de inteligência americana.
 
Jake Sullivan: será nomeado conselheiro de Segurança Nacional. É uma das pessoas mais jovens a ocupar essa função em décadas, aos 43 anos.
 
Segundo o jornal “The New York Times”, a equipa reúne altos funcionários do governo Obama e a maioria trabalhou em conjunto no Departamento de Estado e na Casa Branca. Eles compartilham a ideia de política externa do Partido Democrata, que inclui cooperação internacional, fortes alianças e cautela quanto a intervenções estrangeiras após as guerras no Iraque e Afeganistão.
 
No anúncio, o escritório do presidente eleito disse em comunicado que “esses líderes experientes e testados em crises começarão a trabalhar imediatamente para reconstruir as nossas instituições, renovar e reimaginar a liderança americana […] e enfrentar os desafios definidores de nosso tempo — de doenças infecciosas a terrorismo, proliferação nuclear, ameaças cibernéticas e mudanças climáticas”.
 
Além desses anúncios oficiais, veículos de imprensa dos EUA como a emissora CNBC afirmam que Trump vai nomear Janet Yellen para o cargo de secretária do Tesouro — cargo atualmente ocupado por Steve Mnuchin e que é considerado fundamental no esforço do governo em reaquecer a economia após o choque da pandemia do coronavírus.
 
Yellen tem experiência por ter presidido o Federal Reserve, o banco central americano, entre 2014 e 2018. O cargo de secretária de Tesouro precisa de aprovação pelo Senado, e, se passar, ela será a primeira mulher a ocupar esse posto.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments