EUA: Moeda angolana Kwanza deprecia em “3,25% e 6,08%” face ao Dólar e Euro

A moeda nacional, o Kwanza, depreciou, em Abril último, 3,25% face ao Dólar e 6,08% em relação ao Euro, o que reduziu a apreciação acumulada para 0,51% e 1,94%, respectivamente.

Dados avançados, nesta sexta-feira, pelo Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA), que reuniu nos dias 27 e 28 deste mês, em sessão ordinária, indicam que no mês de Março a moeda nacional acumulou ganhos de 1,24% (Dólar) e 4,48% (Euro) em relação às referidas congéneres.

Apesar destes resultados, o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, considerou positivo o trabalho desenvolvido pela instituição, adiantando que, internamente, tem-se uma perspectiva geral diferente de preservar a estabilidade “é o que queremos influenciar”.

“A taxa de câmbio também influencia na formação de preços e se conseguirmos ter estabilidade, a este nível, facilitamos todo o exercício”, acrescentou, lembrando os níveis das importações registadas em 2020, que caíram mais de 40%, mesmo com a depreciação do Kwanza.

O stock de Reservas Internacionais Brutas (RIBs) situou-se em 14,59 mil milhões de dólares norte-americanos em Abril, contra USD 14,98 mil milhões do mês de Março, equivalente a um grau de cobertura de importações de bens e serviços de aproximadamente 11 meses.

As Reservas Internacionais Líquidas fixaram-se em 7,99 mil milhões de dólares norte-americanos, face aos USD 8,42 mil milhões de Março.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments