EUA: “Procura global de petróleo é revista em alta” – Afirma Agência Internacional de Energia (AIE)

A procura global de petróleo está a recuperar a um ritmo forte em Junho, devendo continuar a crescer nos próximos trimestres para atingir os níveis pré-crise no final de 2022, afirmou sexta-feira a Agência Internacional de Energia (AIE).

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a AIE insiste novamente, como fez em Maio, que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deve flexibilizar mais oferta para que o mundo seja devidamente abastecido.

O principal argumento da AIE é que, a menos que haja mudanças nas políticas energéticas, até ao final do próximo ano o mundo absorverá 100,6 milhões de barris por dia em comparação com 82,9 milhões no segundo trimestre de 2020, no auge da crise.

“Em 2021 o aumento da procura será de 5,4 milhões de barris por dia para uma média de 96,4 milhões de barris por dia, o que representa uma revisão marginal descendente de 50 mil barris em relação ao que tinha sido calculado no mês passado. No próximo ano, o aumento será menos forte, mas também muito significativo, de 3,1 milhões de barris”.

A AIE conclui que o mercado parece bastante equilibrado neste trimestre, mas que na segunda metade do ano, e particularmente na última parte do ano, a relação entre a oferta e a procura pode tornar-se muito mais estreita.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments