EUA: Senadora Republicana, Lisa Murkowski pede a “demissão urgente de Donald Trump”

Pela primeira vez, um membro republicano do Senado pediu publicamente a demissão de Donald Trump ainda antes da tomada de posse de Joe Biden. Lisa Murkowski assumiu numa entrevista ao Anchorage Daily News que quer o presidente cessante dos Estados Unidos fora da Casa Branca o mais rapidamente possível: “Eu quero que ele saia. Quero-o fora dali. Já causou danos suficientes”, opinou.

A senadora republicana pelo Alasca acusou Donald Trump de não ter estar concentrado na pandemia de Covid-19 porque “ou estava a jogar golfe ou estava dentro da Sala Oval a prejudicar todas as pessoas que lhe foram leais e fiéis, começando pelo próprio vice-presidente”. Lisa Murkowski disse mesmo que Trump só queria permanecer na Casa Branca “pelo título, pelo ego”.

A republicana considerou que a invasão ao Capitólio, que ocorreu na quarta-feira e que resultou na morte de quatro pessoas, tinha sido culpa do presidente cessante dos Estados Unidos. “Como é que eles vão fazer isto? Foi uma ordem de um presidente. E foi isso que eles fizeram. Eles subiram e lutaram e as pessoas foram feridas, feridas e morreram”, sublinhou a senadora.

As divergências entre Lisa Murkowski e o presidente cessante são de tal modo profundas que a senadora pondera mesmo abandonar o Partido Republicano “caso se tenha tornado meramente o partido de Donald Trump”. Outros republicanos criticaram o papel do presidente norte-americano na invasão ao Capitólio e o comportamento depois das eleições, mas Murkowski foi a primeira legisladora a pedir claramente a demissão de Trump.

A senadora Lisa Murkowski foi a primeira legisladora norte-americana a pedir publicamente a demissão de Donald Trump. Considera-o responsável pela invasão ao Capitólio e irresponsável na pandemia.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments