EUA: Supremo Tribunal decide que “Donald Trump tem que entregar declarações fiscais”

Decisão é do Supremo Tribunal e faz esgotar assim as hipóteses de Trump continuar a tentar pelo meio judicial não entregar as suas declarações de impostos.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, viu esta segunda-feira ser recusada a sua última hipótese de manter privadas as suas declarações de impostos da procuradoria de Manhattan, depois de uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

A decisão é desta segunda feira e, segundo o The Washington Post, põe assim um ponto final numa batalha legal travada entre Trump e o procurador Cyrus R. Vance Jr. que precisa dessa informação para perceber se as empresas de Trump violaram ou não a lei.

No último verão este tribunal já tinha decidido que o presidente não estava imune a uma investigação criminal, mesmo sendo presidente.

Nenhum cidadão, nem mesmo o presidente, está categoricamente acima do dever comum de produzir provas quando convocado em um processo criminal”, escreveu o presidente do tribunal John G. Roberts Jr.

Ainda assim Trump contestou esta decisão, embora sem êxito.

Vance quer que Donald Trump lhe entregue oito anos de declarações de impostos, assim como outros documentos relacionados com essas declarações que a Procuradoria suspeita terem sido falsificados. Tudo isto durante a campanha presidencial, em que se suspeita que o republicano terá pagado subornos com a verba eleitoral. Há mesmo duas mulheres que se queixam de terem sido pagas para não falarem sobre o relacionamento extraconjugal que mantivera com o ex-presidente.

Os investigadores procuram também possíveis crimes de fraude fiscal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments