General Electric pode ser penalizada por uma investigação sobre práticas contabilísticas

A comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) alertou a General Electric que deve impetrar uma acção legal ligada às suas problemáticas operações de seguros.

A SEC expediu a carta, conhecida como “Wells Notice”, a 30 de setembro, alertando o conglomerado de que avalia impetrar uma acção civil por possíveis violações da lei que rege o sector de valores mobiliários nos Estados Unidos.

A GE, com sede em Boston, revelou pela primeira vez as investigações do governo no tocante às suas práticas contabilísticas em 2018, depois que uma estimativa muito menor, equivalente a bilhões de dólares, das suas operações de seguro gerou um déficit das suas reservas.

O então director financeiro Jamie Miller disse numa videoconferência com analistas que “não há nada neste caso que me deixa demasiadamente preocupado”. A SEC também investiga como a GE reconheceu as receitas de contratos de serviço de longo prazo para a manutenção de equipamento industrial, incluindo usinas elétricas e motores de jactos.

Em comunicado ao The Washington Post, a GE declarou que tem “cooperado plenamente com a investigação da SEC”, e que “discorda totalmente da recomendação feita pela sua equipa, e dará a sua resposta por meio do processo ligado à Wells Notice”.

A multinacional disse que vem fornecendo documentos e outras informações requisitadas pela SEC. A Comissão de Valores Mobiliários não se pronunciou.

A GE terá oportunidade de se defender. Mas se o governo persistir no processo, poderá exigir uma injunção contra futuras violações da lei e impor multas. Segundo a GE, “os resultados do Wells Notice e de qualquer acção movida pelos órgãos competentes são desconhecidos neste momento”.

Como outras empresas do sector de aviação, a GE tem sido castigada pelo coronavírus. Em maio, a companhia anunciou um corte de 13 mil postos de trabalho nas suas empresas de motores de jactos. Executivos do sector afirmam que levará anos para as actividades nesse campo retornarem aos níveis anteriores à pandemia. Desde o seu pico recente em fevereiro, as acções da GE perderam metade do seu valor.

Notícias sobre a chamada Wells Notice abalaram ainda mais os investidores e as acções da companhia chegaram a cair cerca de 3,7%, tendo sido negociadas a US$ 6,17.

Mas a bolsa registrou uma queda no geral depois de um tuíte do presidente Donald Trump  falando de uma suspensão das negociações envolvendo um pacote de estímulo à economia até depois da eleição, em três de novembro. DT disse ter instruído o secretário do Tesouro Steven Mnuchin a interromper as conversações com os líderes democratas.

Os investidores há meses monitoram as negociações para encontrar sinais de avanços. Especialistas económicos e autoridades do governo, incluindo o chairman do Federal Reserve Jerome Powell, têm ligado a recuperação da economia dos Estados Unidos a uma nova ajuda do governo, realçando a importância de um acordo.

Horas antes de Trump anunciar o fim das negociações, Powell alertou que um apoio insuficiente dos legisladores vai golpear ainda mais a economia e colocar a recuperação em risco.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments